GERAL

Morte de araras coloca Ibama em ação

Publicado em

O Ibama, unidade regional de Alta Floresta foi acionado para investigar casos de araras mortas no município, principalmente nas imediações do Setor G, região central da cidade. No local, só essa semana, foi encontrada uma ave da espécie Canindé, morta e outra da mesma família, seriamente ferida na asa.

A morta seria recolhida e possivelmente passaria por exames. A segunda, com ferimento em uma das asas ficou pelo menos dois dias em uma pequena árvore, até ser vista por duas agentes de endemias que resolveram acionar imprensa após não terem sucesso chamando Corpo de Bombeiros. “Ficamos preocupadas. Na rua de cima, tinha uma morta e agora essa aí ferida, tipo ‘gritando’, parecendo pedindo ajuda resolvemos também ver o que poderíamos fazer, já que é um animal que não faz mal a ninguém e não podemos deixar que fique assim”, comentou a agente de endemias, Aline Pereira.

Moradores disseram no mesmo quarteirão que outros animais já foram vistos machucados ou mortos nas imediações. “Mas não vou me comprometer não. Não sei do que essa pessoa ou pessoas são capazes a quem denunciar”, recuou uma testemunha.

Leia Também:  Dorner decreta luto oficial em virtude da morte do pioneiro Isaltino Carlos de Almeida

Mas a analista ambiental do Ibama, Jocelita Giordani disse que já tinha recebido comunicado sobre bichos machucados e até mortos. Agora fez o resgate da arara Canindé com vida e buscará saber o que teria ocorrido. A ave será segundo ela levada ao hospital universitário da Universidade Federal de Mato Grosso, em Sinop, onde fará tratamento. Por outro lado, o Ibama buscará desvendar o que está acontecendo.

Giordani disse que fazer julgamento precoce não pode, até porque não se tem testemunha de crimes no local, mas deixou claro que se for descoberto algum tipo de abate com armas ou mesmo envenenamento, caberá punição, sendo prevista até cadeia.

 

Fonte: Arão Leite/J

Cidade – Foto: Arão Leite

COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA