GERAL

Realizada 1ª etapa cirúrgica para reconstrução de orelha de mulher esfaqueada por ex-marido

Publicado em

Qualquer parte do corpo, em especial do rosto, tem uma representação simbólica muito forte para a mulher, devido à relação direta com a feminilidade e autoestima. Após o trauma de ser vítima de uma violenta agressão doméstica, a mulher que teve o rosto cortado e a orelha decepada pelo ex-marido em Sorriso, no dia 29 de junho deste ano, volta a ter momentos de alegria graças ao trabalho realizado gratuitamente pelo conceituado cirurgião plástico Sérgio Evangelista, uma vez que o procedimento cirúrgico para a reconstrução do órgão se torna fundamental para sua saúde emocional.

O primeiro tempo de reconstrução da orelha da vítima ocorreu na última segunda-feira (26). O trabalho minucioso durou cerca de 6 horas, segundo o médico. Ela já recebeu alta e celebra os resultados iniciais da cirurgia que ainda terá uma segunda etapa, prevista para ocorrer daqui a 7 meses.

A evolução da cirurgia, apesar de complexa, é positiva. “Ela já ficou muito contente. Nesse intervalo, as preocupações principais foram com o preparo local para se evitar uma infecção da orelha e também os preparos emocional e clínico. Nesse ínterim, muitas pessoas a ajudaram. A Clínica Alliance ofereceu toda parte radiológica. A doutora Dorzelina Araújo Pinto, cardiologista, fez o preparo cardiológico e muitas outras pessoas ajudaram com tudo que essa pessoa sofrida, que tem 28 anos e uma história de vida de muito sofrimento, de muita dificuldade”.

Leia Também:  Mãe do ministro Fernando Haddad morre em São Paulo, aos 85 anos

Evangelista ressalta que todo o trabalho oferecido à jovem é mais que merecido. “Ela mereceu todo esse carinho e respeito em frente a algo traumatizante que é perder um órgão, uma estrutura corporal, além da dor emocional”.

O cirurgião explicou que a reconstrução da orelha, neste primeiro tempo, foi feita com material do próprio corpo da jovem. “Foram semanas planejando a reconstrução. Nós utilizamos três cartilagens da própria costela e elas foram esculpidas. Então, a cartilagem é moldada na hora da cirurgia. Isso é um tempo longo e então é colocado na região”, explicou sumariamente sobre o trabalho de esculpir a cartilagem à mão.

Perguntado sobre como se sente após a execução inicial do difícil trabalho, Evangelista destacou que a cirurgia reparadora foi extremamente gratificante. “A principal característica da medicina é cuidar das pessoas. Então, nesse aspecto, eu acho que não tem sensação igual de felicidade. No começo, dos primeiros dias antecedem a cirurgia, a gente fica muito tenso porque a gente se prepara muito para uma cirurgia dessas”.

Leia Também:  Grupo debate enfrentamento à violência política contra mulheres

Nessa sexta-feira, foi feito o curativo da jovem e todos celebram os resultados iniciais. “Ela está feliz, a família está feliz. E é isso que a gente deseja: ajudar uma pessoa que talvez tivesse dificuldade de conseguir isso em outro lugar”, frisou Evangelista.

A previsão é de que um ano após o segundo tempo de modelagem da cartilagem a jovem passe a ter uma orelha com aparência harmoniosa e simétrica.

Portal Sorriso

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA