A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde realizou nos dias 24 e 31 outubro uma prestação de contas aos servidores municipais para apresentar os números de atendimentos e outros serviços prestados em 2019. O evento aconteceu no auditório do Paço, durante o período da tarde.
Os dados apresentados durante o evento foram levantados em todas as unidades de saúde da cidade. O número de serviços prestados é positivo. Ao todo, cerca de 500 mil atendimentos foram realizados nas unidades básicas de saúde do município (PSFs), entre janeiro e outubro de 2019. Aproximadamente, 60 mil atendimentos no PAM e mais de 5 milhões de medicamentos entregues nas farmácias municipais. Nas demais unidades de saúde, os dados também mostram o compromisso da prefeitura com cidadão, mais de 30 mil pessoas foram encaminhadas para especialistas.
Os mutirões da saúde também tiraram pacientes das filas de espera, aproximadamente 1.600 pessoas fizeram procedimentos. O laboratório municipal recebeu novos equipamentos, mais modernos e eficientes.
O secretário de saúde Rafael Bespalez, ressalta que a participação dos servidores neste tipo de evento é muito importante para que cada profissional veja, em números, o resultado do seu trabalho e sinta-se valorizado. Lucas do Rio Verde é referência em saúde e essa prestação de contas, com números positivos, é resultado do trabalho de toda uma equipe. Mostrar esses dados é uma forma de fortalecer o trabalho e valorizar cada servidor e cada paciente, afirma o secretário.
Para a enfermeira do PSF VIII, do bairro Bandeirantes, Glaucia Paula Accordi essa prestação de contas é uma forma de mostrar o trabalho que, muitas vezes, passa despercebido no dia a dia. Poder ver o trabalho que fazemos na correria do dia a dia e que não paramos para contar a proporção é extremamente reconfortante e nos dá ânimo para continuar fazendo nosso trabalho com tanto amor. É muito gratificante saber que estamos ajudando tantas pessoas, conta a enfermeira.
Lucas do Rio Verde é um município em constante crescimento, uma cidade que busca o bem-estar dos moradores e também, de quem chega buscando um futuro melhor. Para isso, muitos investimentos foram feitos na saúde, que é um serviço essencial para todos. PSF novo, unidades reformadas, profissionais qualificados, além investimentos em equipamentos modernos.
Segundo a Lei Complementar 141, de 13 de janeiro de 2012 (Lei Complementar 414/2012), a aplicação mínima de recursos no setor da saúde deve ser de 15% do orçamento. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde investe o dobro, mantendo assim, um trabalho de qualidade. Essa prestação de contas foi muito importante para mostrar que os mais de 30% do orçamento que é investido na saúde estão dando resultados, estão sendo muito bem empregados. Lucas do Rio Verde é uma das melhores cidades do estado em saúde, se não for a melhor e isso, é motivo de orgulho para todos nós, afirma o prefeito Luiz Binotti
Ascom Prefeitura