O Aeroporto de Congonhas (São Paulo) foi reaberto por volta das 22h deste domingo, após um pneu do trem de pouso traseiro de uma aeronave de pequeno porte estourar durante o pouso. As operações ficaram suspensas por quase nove horas, porém a pista auxiliar, para aviação executiva, não foi afetada.
Nesta manhã, a Infraero informou que 233 voos foram cancelados durante o domingo. Dentre eles, 116 partiriam de Congonhas e 117 chegariam. Os efeitos da interrupção ainda afetaram os primeiros voos desta segunda-feira (10). Ao menos 13 estados e o Distrito Federal foram impactados.
Existe a possibilidade dos voos serem remarcados?
O posicionamento acerca da questão varia de acordo com cada companhia aérea. A Gol estabeleu que é possível postergar ou cancelar a viagem até o dia 23 de outubro, a depender da disponibilidade de voos. Já a Latam Brasil oferece a remarcação ou cancelamento de voos com destino, origem ou conexão no Aeroporto de Congonhas nos dias 9 e 10 deste mês.
A Gol recomenda que os clientes evitem ir ao aeroporto se o voo estiver na lista abaixo:
A companhia aérea Azul indicou que 200 voos foram afetados no domingo e outros três foram cancelados nesta segunda-feira. As viagens ligavam Congonhas ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (AD4131, AD2855 e AD4030). Segundo a empresa, os clientes dos voos cancelados já receberam a assistência necessária.
A Latam orienta que os passageiros verifiquem o status do voo antes de sair para o aeroporto, por meio do site da companhia (latam.com) ou no aplicativo da Latam, na opção “Minhas Viagens”. A companhia recomenda que o cliente faça o check-in online antes de sair de casa.
Como remarcar ou pedir reembolso?
Os clientes da Latam tem até o dia de hoje para realizar a mudunça sem cobrança de multa e de diferença tarifária pelo site da companhia em “Minhas Viagens” ou pela Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil).
Para cancelar ou remarcar o voo, os passageiros da Gol podem entrar em contato pelo telefone 0800 704 0465. Enquanto, para clientes Smiles, o telefone é 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante). A empresa permite que os compradores posterguem ou cancelem as viagens sem custo até dia 23 deste mês, dependendo apenas da disponibilidade de voos.