AGRONEGÓCIO

Com atraso nas inspeções causando acúmulo de grãos, ONU pede verificações mais rápidas de navios ucranianos

Publicado em

Com quase 100 navios carregado de grãos chegando ao horizonte ao largo de Istambul, o responsável da ONU por supervisionar as exportações da Ucrânia está pedindo à Rússia e a outras partes que encerrem as inspeções “completas” dos navios de saída para aliviar o atraso e liberar as dezenas de navios-tanque ancorados no Mar de Mármara.

Desde que o corredor marítimo da Ucrânia devastado pelo conflito com a Rússia foi aberto em julho, cerca de 6,8 milhões de toneladas de grãos e outros alimentos foram exportados pela Ucrânia. O total corresponde a apenas um terço de seu armazenamento. 

Em setembro, o tempo de espera para as inspeções dobraram para cerca de 10 dias até 21 dias. Conforme a Reuters, aproximadamente, 700% dos navios que partiram da Ucrânia após essa data ainda aguardavam as inspeções.

Em exemplo aos atrasos, na segunda-feira, 97 navios de saída, transportando 2,1 milhões de toneladas de carga, aguardavam inspeções, sendo que um deles estava retido por 35 dias. Na semana passada, o acúmulo de navios, segundo o Centro de Coordenação Conjunta (JCC), era de 120. 

Leia Também:  CTFC pode votar reembolso de frete em caso de atraso na entrega

Como solução para os atrasos, Amir Abdulla, coordenador da ONU para a Iniciativa de Grãos do Mar Negro, disse que propôs verificações mais rápidas e direcionadas de navios que chegam de portos ucranianos.   

“Será necessário haver uma mudança e espero que possamos negociar uma maneira melhor de fazer (inspeções)”, disse Abdulla à Reuters em entrevista no JCC em Istambul.

Conforme a ONU, o acordo de segurança assinado por Moscou e Kiev aliviou uma crise global de alimentos. 

Fonte: AgroPlus

Anúncio
COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA