CUIABÁ
Outubro Rosa: Ações na Praça Alencastro beneficiam mulheres de bairros distantes de Cuiabá e Várzea Grande
Cerca de 200 atendimentos foram realizados a mulheres, incluindo consultas, 200 encaminhamentos para mamografias e aproximadamente 80 exames preventivos para câncer de colo de útero (CCO) no primeiro dia, quinta-feira (20), na Praça Alencastro, no centro de Cuiabá. A partir desta sexta-feira (21) os exames de CCO estão sendo realizados diretamente no local. Os serviços são oportunizados na estrutura montada pela Secretaria da Mulher e Núcleo da Primeira-dama, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
O objetivo inicial era atender 100 mulheres ao dia. Mas, por determinação da primeira dama Márcia Pinheiro, “todas as mulheres que procurarem é para disponibilizar o atendimento”, o número superou muito a meta.
São mulheres de bairros diversos e muitos deles distantes do centro de Cuiabá e também de Várzea Grande, entre elas, quem não faz os exames básicos há tempos, como Silbene Gregória da Silva, 39 anos, casada e mãe, moradora do bairro São Mateus, em Várzea Grande.
“Vi a notícia na TV de que aqui estariam realizando os exames e aproveitei a oportunidade. Já faz um bom tempo que não realizo o preventivo de câncer de mama e nem o CCO. Aproveitei e fiz também o de sangue para verificar o diabetes. Para nós em Várzea Grande, é muito difícil de conseguir um atendimento assim, temos que madrugar na fila do posto de saúde e ainda, muitas vezes, não tem senha. A prefeitura de Cuiabá está tendo esse olhar para a sociedade, em especial para as mulheres, isso é muito importante”, relatou Silbene.
Mirian Lima, 50 anos, também é de longe do Centro de Cuiabá. Ela reside no Pedra 90 e trabalha no município de Santo Antônio do Leverger. Como na quinta-feira (20), estava de folga, foi logo cuidar da saúde. “Tem um ano que não faço os exames e preciso ser criteriosa nos cuidados porque já tive câncer no colo do útero, ocasião em que precisei fazer histerectomia. Hoje consegui encaminhamento para a mamografia, ultrasson transvaginal e fiz os exames de sangue completo. Saio maravilhada com esse atendimento, super acessível a todas as mulheres, bem na região central, estão de parabéns pela iniciativa”, frisou.
Para a secretária Municipal de Saúde, Suelen Alliend, a iniciativa vem ao encontro das necessidades da mulher e fortalecem as ações realizadas em prol da melhoria da saúde familiar. “Prevenir é o caminho para evitar complicações graves. Mas, grande parte das mulheres são também chefes de família e, nessa condição, priorizam os filhos e deixam a saúde pessoal para depois. Os exames preventivos como mamografias e CCO estão disponíveis o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde. Mas vemos que a procura maior recai sobre o mês de outubro por conta do Outubro Rosa. Daí a importância de fomentar essas parcerias”, frisou.
Os exames de sangue e de CCO estão sendo realizado na estrutura montada na Praça Alencastro. Exames de mamografia, quando solicitado pelo médico que consulta ali mesmo, são encaminhados através da Central de Regulação.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
-
GERAL5 dias agoVEJA O VÍDEO: Crueldade! Pai ataca filho de 4 anos em barco para se vingar da ex-mulher
-
LUCAS DO RIO VERDE2 dias agoSaiba quem é o casal que morreu em grave acidente na BR-163 entre Sorriso e Lucas do Rio Verde
-
SORRISO6 dias agoMT: Mulher flagra “amiga” pegando nos cocos do marido e bate nela com facão
-
ENTRETENIMENTO2 dias agoVEJA O VÍDEO: A amante estava no clima, o marido na mentira e a esposa entrou com a câmera
-
VÍDEOS2 dias agoVEJA O VÍDEO: Achou que era só traição, mas era reunião de família no motel
-
LUCAS DO RIO VERDE2 dias agoMãe de menino morto em acidente em sorriso recebe alta e vai ao velório do filho em lucas do rio verde
-
MULHER22 horas agoTentou matar o marido no trabalho, foi desarmada e morreu baleada durante luta; VEJA O VÍDEO
-
ENTRETENIMENTO21 horas agoVEJA O VÍDEO: Era para ser benção, mas virou barraco com direito a roupa de dormir