ECONOMIA
Caixa diz respeitar decisões do TCU sobre consignado do Auxílio Brasil
A presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, afirmou nesta sexta-feira (21) que o banco irá respeitar qualquer decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o crédito consignado do Auxílio Brasil. Contudo, ela também disse que a oferta do programa feita pela Caixa é feita de forma consciente.
“Se a decisão for esta, cabe a nós respeitarmos”, disse. “Não é a Caixa quem determina o timing do consignado.” A presidente do banco também afirmou que a alta procura pelo crédito se dá pelo alto nível de endividamento das famílias, já que o programa oferece o financeamento com parcelas mais baratas que o crédito comum.
Daniella também mencionou que outros bancos brasileiros estão oferencendo o consignado do Auxílio Brasil, e que eles não foram acionados pelo TCU. “Não é só a Caixa que está operando o consignado”, disse a executiva em coletiva.
Recentemente, o Ministério Público pediu ao TCU a suspensão do consignado do Auxílio Brasil pela Caixa, justificando que a oferta da linha de crédito possui “finalidade meramente eleitoral e em detrimento das finalidades vinculadas do banco”.
“Com a aproximação do 2º turno das eleições e com as dificuldades enfrentadas pelo presidente nas pesquisas de intenções de voto, tudo indica tratar-se de medida destinada a atender prioritariamente interesses políticos-eleitorais”, afirmou o subprocurador Lucas Furtado.
Segundo a Caixa Econômica Federal, foram 1,8 bilhão liberados pelo programa para mais de 700 mil pessoas nos três primeiros dias de oferta.
Fonte: IG ECONOMIA
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoExclusivo: vídeo mostra momento em que homem esfaqueia vítima durante confusão; um morreu e três ficaram feridos
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoBriga durante bebedeira termina com um morto, quatro esfaqueados e homem preso em Lucas
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoExclusivo: vídeo mostra homem arrastando adolescente e desferindo vários golpes de faca; vítima morreu
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoSaiba quem é a mulher morta com 16 facadas pelo ex-companheiro em MT
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoLucas do Rio Verde: juiz aciona MPs após comentários pedirem expulsão de nordestinos de MT e caso pode virar investigação por xenofobia
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoExclusivo: suspeito de matar adolescente a facadas deixou filha de 4 anos sozinha em casa
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoHomem chama esposa de “vagabunda” e “safada” e a espanca com cabo de vassoura em Lucas
-
CIDADES4 dias agoVídeo mostra duas mulheres seminuas para fora de carro em movimento em MT; veja