A cuiabana Kellen Karoline, de 28 anos, apresenta no próximo sábado (11.02) o game de aventura Pantazil, que é ambientado no Pantanal mato-grossense. O evento será realizado no espaço Poltrona Nerd, em Cuiabá. O projeto foi contemplado na categoria Livre do edital Jogos Eletrônicos – “Gaming Up”, realizado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
O game será lançado para o público no dia 15 de fevereiro e estará disponível para download gratuito no Steam, plataforma de distribuição de jogos digitais para computadores.
Kellen destaca que o objetivo é encontrar fotografias perdidas de animais da fauna pantaneira como a onça, arara, sucuri e outros. “O jogo é muito dinâmico e de tema livre, alcança diferentes faixas etárias, ou seja, pode despertar interesses em crianças, adolescentes e adultos”, explica.
Ela também ressalta que a ideia é que o game não fique restrito só ao mercado brasileiro, pois ele tem potencial para chamar a atenção de jogadores de diferentes partes do mundo.
“Eu quero que o mundo inteiro conheça os meus jogos. É por isso que ele está também nos idiomas inglês e espanhol, para alcançar jogadores de fora do Brasil”, reforça a gamer.
Kellen ressalta a importância do apoio da Secel para o setor de games, área com grande potencial de crescimento em Mato Grosso. “Esse apoio está ajudando a alavancar minha carreira, em um mercado ainda pequeno e pouco ocupado por mulheres”, diz ela.
De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa, Keiko Okamura, foi verificado um aumento da demanda para apoio ao setor de games durante a realização dos editais da Lei da Aldir Blac, publicados em 2020, no período da pandemia de Covid-19.
“Com base nessa demanda, realizamos um edital dedicado ao setor com a aprovação de 10 projetos incríveis. Hoje, potencializar o setor de games e ações de distribuição e de mercado faz parte da pauta da Secel, por meio do Programa Mato Grosso Criativo, um setor com potencial enorme e de grande impacto para a economia mato-grossense, com geração de empregos e produtos de qualidade, um dos setores que mais cresce no Brasil e no Mundo”, destaca Keiko.
Processo de criação
Pantazil é o terceiro trabalho assinado por Kellen, que é apaixonada por jogos eletrônicos desde criança, tendo o seu pai, como principal mentor e incentivador da carreira: “Ele que me mostrou esse caminho de jogos e me incentivou a trabalhar nessa área, e mostrar para o público que eu consigo criar games”.
Formada em Análise de Sistemas e pós-graduada em Games 3D, Kellen busca seu espaço num setor predominantemente ocupado por homens. Em Mato Grosso, ela também se destaca por ser uma das poucas mulheres a desenvolver jogos virtuais.
O jogo foi feito no Unreal Engine 4. Trata-se de um programa bem conhecido por ser desenvolvido no Mortal Kombat 11, Batman: Arkham City e Fortnite. “O estilo da arte do Pantazil é 2D, sendo bem raro ter jogos feitos no Unreal Engine com essa dimensão”, comenta Kellen.
“No meu projeto eu mexi da programação, criação e arte do jogo, desde o zero até ser finalizado. Muita gente fala que é difícil ver mulheres mexendo com programação na área de informática. Que muitas ficam mais na área de pesquisa. Mato Grosso não chegou ainda no mercado de jogos. Aqui ainda é muita novidade, tanto empresas desenvolvendo jogos quanto mulheres atuando nesse mercado”, destacou Kellen.
Fonte: GOV MT