MATO GROSSO
Polícia Civil cumpre mandados contra associação criminosa investigada por sequestro e extorsão em Sorriso
Publicado em
23 de fevereiro de 2023 - 10:46por
Da RedaçãoA Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quinta-feira (23.02), em Sorriso, a Operação Saga de Gêmeos para cumprir 10 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, além da quebra de sigilos temáticos contra um grupo liderado por um preso que ordenava de dentro da unidade prisional sequestros para extorquir vítimas. São cumpridos cinco mandados de prisão e cinco de buscas nas cidades de Sorriso, Cuiabá, Várzea Grande e Lucas do Rio Verde.
A investigação conduzida pela Delegacia da Polícia Civil de Sorriso teve início a partir de um crime ocorrido no final do mês de janeiro deste ano, quando um morador de Tangará da Serra foi vítima de extorsão após ter sido sequestrado.
O cumprimento dos mandados contou com apoio de equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Delegacia de Lucas do Rio Verde, além da colaboração da Delegacia de Tangará da Serra na investigação.
Sequestro e extorsão
A vítima informou que estava negociando, via rede social, a compra de um caminhão e agendou para se encontrar com o suposto vendedor próximo a uma loja de departamentos, em Sorriso. Ao chegar no local, a vítima aguardou por alguns instantes e foi surpreendida por três suspeitos armados, que a obrigaram a entrar em seu veículo dizendo que não tinha nenhum caminhão à venda e se tratava de um roubo.
Encapuzados, os criminosos mandaram familiares da vítima fazer transferências de valores, via Pix, para algumas contas. Para pressioná-la, os criminosos circularam pela cidade com a arma apontando em direção à cabeça da vítima. Em uma rua de movimento de Sorriso, a vítima pulou do veículo em movimento e foi atropelada por uma motocicleta, quando então ligou e pediu ajuda à polícia.
A partir da investigação, a equipe da Delegacia de Sorriso identificou uma das contas que receberam os valores de uma mulher, moradora de Lucas do Rio Verde, que foi presa em flagrante no dia do crime. Em interrogatório, ela confessou a participação no recebimento dos valores extorquidos e disse que havia o envolvimento de outras duas pessoas. A suspeita disse ainda que a pessoa que pediu a conta ‘emprestada’ lhe prometeu R$ 400,00 em troca de receber em sua conta bancária os valores de R$ 12 mil, em duas transferências.
Anterior a essa extorsão, a Polícia Civil identificou outro crime semelhante, em conversas mantidas entre os investigados, o que caracteriza a permanência da associação criminosa criada para praticar os delitos.
Associação criminosa
A investigação chegou ao mandante dos crimes, natural de Sorriso, que gerenciava as atividades criminosas de dentro de uma unidade prisional na região metropolitana da Capital, e outros oito integrantes da quadrilha.
Os policiais civis identificaram ainda que, após a execução das extorsões, os chips de telefonia móvel eram destruídos e novos adquiridos a fim de se executar um novo crime semelhante. Outros integrantes do grupo criminoso foram identificados ao longo da apuração, inclusive os que executaram o sequestro da vítima, que foi ameaçada de morte pelos investigados.
Um dos integrantes da associação criminosa e responsável por atrair vítimas para concretizar as transações comerciais inexistentes, a fim de que os outros comparsas executassem o sequestro e a extorsão, foi preso no interior do Paraná, no início deste mês. Ele estava com dois mandados de prisão decretados em condenação de 36 anos pelos crimes de roubo e tráfico de drogas e foi localizado pela Delegacia de Sorriso na cidade de Santa Cruz de Monte Castelo.
As ordens vinham do criminoso, que de dentro da prisão passava as orientações para o criminoso que foi preso no Paraná. Ele atraía as vítimas que eram sequestradas por outros integrantes do grupo. Uma mulher, companheira de um dos executores dos sequestros, era a responsável por gerenciar as associadas que recebiam os valores ilícitos captados pela associação criminosa para aliciar outras duas suspeitas que emprestavam as contas para receber os valores extorquidos das vítimas.
“As contas dos investigados não eram usadas para recebimento direto dos valores do resgate, mas sim para pulverização do dinheiro após o recebimento”, explicaram os responsáveis pela investigação.
A Delegacia de Sorriso busca identificar outras vítimas da associação criminosa.
Fonte: GOV MT
PM realiza passagem de comando do Batalhão de Operações Especiais nesta terça-feira (05)
Polícia Civil prende condenado por estupro de vulnerável em Barra do Garças
Bombeiros resgatam jiboia no Distrito Industrial de Primavera do Leste
Escola de Governo está com inscrições abertas para curso Saúde Mental na Administração Pública
Sesp envia equipes das Polícias Militar e Civil para Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde
Inscrições para tutoria de curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia seguem até o dia 05 de novembro
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão) Leia Também: Polícia prende dupla que vendia diplomas falsos no interior de MT
Inscrições o curso de especialização em Educação Especial e Inclusiva seguem até terça-feira (5)
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão) Leia Também: "Vamos fortalecer a Saúde de MT com a realização desse concurso", afirma secretário
Lucas do Rio Verde celebra a grande Final do Campeonato Municipal de Futebol Amador
(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Santos) Leia Também: Mais próximo da comunidade: Judiciário inaugura Posto Avançado de Atendimento em Gaúcha do Norte
Novas licitações estão disponíveis no site da Prefeitura
(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires) Leia Também: Jogos Escolares Brasileiros serão abertos nesta quinta-feira
Dupla Tentativa de Homicídio é Registrada em Lucas do Rio Verde
Uma tentativa de homicídio foi registrada a pouco em uma residência localizada na Avenida Goiás, no bairro Veneza em Lucas...
MAIS LIDAS DA SEMANA
- BRASIL6 dias ago
Vídeo chocante mostra momento em que ‘motoqueiro do grau’ morre ao fazer manobra no trânsito; veja
- LUCAS DO RIO VERDE20 horas ago
Após escritório, casa de advogado é alvo de tiros em Lucas do Rio Verde
- CUIABÁ5 dias ago
Confusão entre mulheres em ponto de ônibus resulta em ataque violento com faca em MT; veja vídeo
- CIDADES6 dias ago
Casal e filho morrem em batida com caminhão em rodovia
- BRASIL6 dias ago
Mãe desnaturada mantém relações na frente da filha de 7 anos e ainda espanca criança; veja vídeo
- POLÍCIA4 dias ago
Jovem é encontrado amarrado e morto com tiros na cabeça ás margens da BR-163
- POLÍCIA6 dias ago
Motociclista que morreu após ser atropelada por ônibus escolar é identificada
- LUCAS DO RIO VERDE15 horas ago
Dupla Tentativa de Homicídio é Registrada em Lucas do Rio Verde