- POLÍTICA NACIONAL
Grupo parlamentar Brasil-Israel elege presidente e vice na próxima terça-feira
O grupo parlamentar Brasil-Israel definirá seus integrantes e elegerá presidente e vice-presidente na terça-feira (28), às 14h. Será a primeira reunião do colegiado, agendada para acontecer na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa. Na ocasião, os parlamentares também vão discutir os termos do regulamento interno do colegiado.
Instituído pela Resolução 35/2019, o serviço de cooperação interparlamentar tem o objetivo de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países, bem como contribuir para a análise, a compreensão, o encaminhamento e a solução de problemas.
O requerimento de criação foi assinado pelo senador Chico Rodrigues (PSB-RR) e pelo então senador Roberto Rocha, que concluiu o mandato em janeiro de 2023. No documento, eles observam que as relações entre os dois países são tradicionalmente marcadas pela cordialidade e por uma agenda bilateral positiva desde o estabelecimento do Estado de Israel, em 1947. Os parlamentares lembram que, naquela ocasião, o chefe da delegação brasileira na Organização das Nações Unidas (ONU), embaixador Osvaldo Aranha, apoiou a divisão da Palestina para a criação do Estado de Israel. Desde então, Brasil e Israel mantêm relações diplomáticas plenas nos níveis político e empresarial. Entre outras áreas, os autores do requerimento apontam que Israel “é um importante parceiro estratégico do Brasil nos setores de defesa e de ciência e tecnologia. O país é reconhecido também por sua excelência em biotecnologia, engenharia, tecnologia da informação e segurança cibernética”.
A decisão de participar do grupo parlamentar cabe a cada congressista. Também já aderiram ao colegiado os senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Alan Rick (União-AC), Damares Alves (Republicanos-DF), Humberto Costa (PT-PE), Alessandro Vieira (PSDB-SE), Jaques Wagner (PT-BA), Plínio Valério (PSDB-AM), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Rogério Marinho (PL-RN), e Professora Dorinha (União-TO), bem como deputados.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
-
GERAL4 dias agoMotorista de aplicativo é obrigado a gravar despedida e citar nomes antes de ser executado a tiros; Veja Vídeo
-
GERAL3 dias ago“TENHO CARA DE OTÁRIO?” Corno pega a mulher peladona com outro homem no Motel; Veja Vídeo
-
GERAL4 dias agoProstituta filma empresário após suposto calote em boate: ”Dá tchauzinho pra sua esposa”; Veja Vídeo
-
POLÍCIA7 dias agoFilho mata a própria mãe e é executado horas depois por “tribunal do crime”
-
CIDADES3 dias agoABSURDO IMAGENS FORTES: Filho de 12 @nos agredindo a própria mãe após pedir mais comida e ouvir “não”; VEJA VIDEO
-
GERAL4 dias ago“Aqui ó, no meio das minhas perna”: Travesti expõe companheiro em vídeo após descobrir relacionamentos paralelos; Veja Vídeo
-
VÍDEOS2 dias agoIMAGENS FORTES: homem mata criança de 2 anos após mãe recusar pedido de casamento; suspeito troca tiros com a polícia e é preso
-
LUCAS DO RIO VERDE2 dias agoExpolucas 2026: saiba qual é uma das atrações confirmadas para o evento






