CUIABÁ
Mãos Amigas: Estudantes participam da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher
Quatro escolas da rede municipal de Educação recebem nesta semana palestras sobre o combate à violência doméstica, via projeto Mãos Amigas, ministradas pelos profissionais da Secretaria Municipal da Mulher. A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Henrique da Silva Prado inaugurou os trabalhos informativos. Nesta quarta-feira (8), a ação será na EMEB Professora Pedrosa Morais e Silva. Na quinta-feira (9), a equipe irá ministrar a palestra na EMEB Senador Darcy Ribeiro e por fim na sexta-feira (10) a palestra ocorrerá EMEB Professor Francisval de Brito.
De acordo com a titular da pasta da Mulher, Cely Almeida, as unidades representam as regionais (Sul, Norte, Leste e Oeste) e foram definidas com base no grau de vulnerabilidade de violência doméstica e familiar. Ela destaca que o objetivo da semana é promover atividades para difundir conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e os mecanismos de assistência e de denúncias existentes contra violência doméstica.
“Cuiabá é a primeira capital brasileira a fazer esse movimento no âmbito escolar e trabalhamos em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação. Essa ação fortalece e melhora o relacionamento social das nossas crianças que hoje são tão vulneráveis. A violência doméstica e, principalmente, contra a mulher compromete muito o processo de aprendizagem da criança, por isso estamos cumprindo a Lei de autoria do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho)”, explica.
De acordo com o Deputado Federal e autor da lei, Emanuelzinho, a Lei 14.164/2021 inclui conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. Ele explica que temas transversais relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher devem ser abordados.
“A violência, cada vez mais, atua fortemente para que a educação fracasse em sua missão de construção da cidadania e de uma cultura de paz. É papel social desconstruir tudo o que edifica barreiras ao crescimento humano, seja ele intelectual ou emocional”.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
-
GERAL6 dias agoVEJA O VÍDEO: Crueldade! Pai ataca filho de 4 anos em barco para se vingar da ex-mulher
-
LUCAS DO RIO VERDE2 dias agoSaiba quem é o casal que morreu em grave acidente na BR-163 entre Sorriso e Lucas do Rio Verde
-
SORRISO7 dias agoMT: Mulher flagra “amiga” pegando nos cocos do marido e bate nela com facão
-
ENTRETENIMENTO3 dias agoVEJA O VÍDEO: A amante estava no clima, o marido na mentira e a esposa entrou com a câmera
-
VÍDEOS3 dias agoVEJA O VÍDEO: Achou que era só traição, mas era reunião de família no motel
-
ENTRETENIMENTO1 dia agoVEJA O VÍDEO: Era para ser benção, mas virou barraco com direito a roupa de dormir
-
MULHER1 dia agoTentou matar o marido no trabalho, foi desarmada e morreu baleada durante luta; VEJA O VÍDEO
-
LUCAS DO RIO VERDE2 dias agoMãe de menino morto em acidente em sorriso recebe alta e vai ao velório do filho em lucas do rio verde
