GERAL

Mais 2 estudantes denunciam que foram impedidas de formar por falhas da Unic

Publicado em

Depois que a estudante de Direito Bárbara Matos Figueiredo, 30 anos, denunciou ao a humilhação e o constrangimento por que passou sendo impedida de colar grau grau por falhas no sistema da Universidade de Cuaibá (Unic), outros afirmam que enfrentaram o mesmo problema, dia 13 deste mês.

A acadêmica de Publicidade e Propaganda da Unic, Cristiane Dourado Alves, 32, também não colou grau. Relata que desde o início de 2016 tem tido problemas para acessar o portal da unidade de ensino. “Estudo integralmente por meio do Fies e em todos os inícios de semestres faziam cobranças indevidas e eu não conseguia me rematricular. Por isso, não conseguia acessar o portal e demorava até que o problema se resolvesse. Quando resolvia, os prazos dos Estudos Dirigidos haviam acabado”, relata.

O Estudo Dirigido é uma plataforma virtual na qual a Unic publica, semestralmente, textos sobre determinadas temáticas. Com base no conteúdo, a universidade aplica avaliações virtuais. Os mesmos materiais são disponibilizados para todos os cursos. Segundo a universidade, os itens são fundamentais para que o aluno conclua o ensino superior.

“Foi muito difícil para mim, porque acabou com meus planejamentos no decorrer de quatro anos de faculdade. Tive que desmarcar todos os compromissos como cabeleireiro, maquiagem e unha.”

Cristiane Dourado, estudante

Cristiane comenta que diante das dificuldades, que enfrentou em todos os semestres, deixou as conclusões dos Estudos Dirigidos para o fim do curso.

“Consegui acesso aos Estudos Dirigidos somente no último semestre, mas como estava focada no TCC, deixei para concluir quando terminasse o trabalho de conclusão. Fomos informados de que poderíamos fazer todos os estudos na semana anterior à colação, para que pudéssemos nos formar. Porém, isso não foi cumprido e até hoje as atividades não foram disponibilizadas”, declara.

Leia Também:  Mais de 10 milhões de declarações do IR já foram entregues

Por não ter conseguido acessar os Estudos Dirigidos antes da colação, Cristiane relata que ela e outros colegas de turma não conseguiram se formar. Somente no último dia 13, quando iria se formar, ela descobriu que não haveria nenhuma alternativa para que pudesse concluir o curso naquela data.

“Foi muito difícil para mim, porque acabou com meus planejamentos no decorrer de quatro anos de faculdade. Tive que desmarcar todos os compromissos como cabeleireiro, maquiagem e unha. Além disso, tive que desfazer contratos do aluguel da beca, que já havia sido assinada e paga”, lamenta. “É muito triste esperar pela recompensa da colação, após quatro anos de estudos, e não conseguir se formar”.

A jovem conta que não sabe ao certo quantos estudantes passaram pelo mesmo problema, porém afirma que foram mais de cinco.

Segundo Bárbara, a universidade esclareceu que ela deverá fazer os Estudos Dirigidos para que possa concluir o curso. Para isso, é provável que a jovem deva fazer uma nova matrícula. Ela deverá pagar R$ 90 a cada estudo que não concluiu. Quando terminar os itens, ela poderá solicitar uma colação de grau extemporânea nas próximas semanas ou fazer a colação no fim do ano, junto com os outros formandos.

Anúncio

Em razão dos imbróglios para concluir o curso, Bárbara planeja processar a universidade da Capital.

Leia Também:  Ex-ministro Eliseu Padilha morre aos 77 anos

Outros casos

Outra estudante de publicidade, que pediu para não ter a identidade revelada, conta que também enfrentou problemas com os Estudos Dirigidos. “Eu consegui abrir as provas, mas ficou faltando uma. Quando era para ser liberada essa última, não foi. Depois, o sistema ficou em manutenção e não consegui acessar mais”, declarou.

A jovem de 22 anos também não conseguiu se formar no último dia 13, em razão dos problemas com os Estudos Dirigidos. Ela também segue sem data para resolver o problema. “Não sei quando vou conseguir me formar”, lamentou.

Unic defende estudos

Por meio de nota, a Unic informou que os estudantes que não concluem os Estudos Dirigidos podem ser impedidos de se formar, “pois o conteúdo faz parte do programa acadêmico da instituição”.

“Os alunos que não cumpriram os Estudos Dirigidos devem efetuar nova matrícula na atividade para retomar o acesso ao conteúdo desta prática. Atenta as solicitações da comunidade acadêmica, a Unic continua à disposição de seus alunos para sanar dúvidas e contribuir com mais esclarecimentos”, pontuou a universidade, que não especificou se há problemas no sistema em que são realizadas as avaliações dos estudos.

 

 

Fonte:RD News

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA