ECONOMIA
Lula volta a defender moeda comum entre Brasil e Argentina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender nesta segunda-feira (26) uma moeda comum entre Brasil e Argentina para o comércio internacional. Lula recebeu no Palácio Itamaraty, em Brasília, o presidente argentino Alberto Fernández, em cerimônia de celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre os países.
Em seu discurso, Lula disse que a integração econômica entre Brasil e Argentina gera uma interdependência. “A Argentina é o terceiro destino de nossas exportações, enquanto o Brasil é o principal mercado para os produtos argentinos. Nosso intercâmbio comercial pode superar a cifra de US$ 40 bilhões que atingimos em 2011. Construímos uma relação baseada na troca de bens de alto valor agregado e na integração produtiva de nossas economias. Nossos investimentos recíprocos são responsáveis por quase 100 mil empregos”, afirmou o presidente.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
“Precisamos avançar nessa direção com novas e criativas soluções que permitam maior integração financeira e facilitem nossas trocas. Entre as opções, está a adoção de uma moeda de referência específica para o comércio regional, que não eliminará as respectivas moedas nacionais”, continuou.
Em visita à Argentina em janeiro, Lula já havia defendido a criação de uma moeda comum entre os países , diminuindo a dependência do dólar nas transações comerciais. A mesma solução também já foi defendida pelo presidente em reuniões com nações da América do Sul e dos Brics , grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Financiamento para exportação
Além da moeda comum entre os países, Lula também falou que o Brasil trabalha na criação de uma linha de financiamento das exportações brasileiras para a Argentina.
“Não faz sentido que o Brasil perca espaço no mercado argentino para outros países porque esses oferecem crédito e nós não. Todo mundo tem a ganhar: as empresas e os trabalhadores brasileiros, e os consumidores argentinos”, declarou o presidente.
A medida havia sido apresentada a Fernández em maio, e visa incentivar que empresas brasileiras vendam para a Argentina. O crédito seria concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Fonte: Economia
-
GERAL5 dias agoMotorista de aplicativo é obrigado a gravar despedida e citar nomes antes de ser executado a tiros; Veja Vídeo
-
GERAL4 dias ago“TENHO CARA DE OTÁRIO?” Corno pega a mulher peladona com outro homem no Motel; Veja Vídeo
-
GERAL5 dias agoProstituta filma empresário após suposto calote em boate: ”Dá tchauzinho pra sua esposa”; Veja Vídeo
-
CIDADES4 dias agoABSURDO IMAGENS FORTES: Filho de 12 @nos agredindo a própria mãe após pedir mais comida e ouvir “não”; VEJA VIDEO
-
GERAL4 dias ago“Aqui ó, no meio das minhas perna”: Travesti expõe companheiro em vídeo após descobrir relacionamentos paralelos; Veja Vídeo
-
VÍDEOS3 dias agoIMAGENS FORTES: homem mata criança de 2 anos após mãe recusar pedido de casamento; suspeito troca tiros com a polícia e é preso
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoExpolucas 2026: saiba qual é uma das atrações confirmadas para o evento
-
CIDADES4 dias agoIMAGEM FORTE; Jovem é encontrada morta nos fundos de casa e marcas no pescoço levantam suspeita de estrangulamento






