MATO GROSSO

Auditoria Interna do Tribunal de Justiça cria Grupo de Estudos com foco na performance de resultados

Publicado em

Com a meta de garantir maior qualidade na entrega de resultados, a Coordenadoria de Auditoria Interna do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (CAud), criou um Grupo de Estudos Permanente com o objetivo de discutir e aprofundar o debate sobre temas ligados à eficiência da gestão pública e assuntos de interesse da administração.
 
A iniciativa é inovadora na unidade de Auditoria Interna e tem a meta de promover o aperfeiçoamento, integração e capacitação da equipe de auditores e assessores, sempre na busca de melhorias na rotina de trabalho.
 
O aperfeiçoamento dos servidores faz parte das diretrizes do Poder Judiciário, e cumpre a agenda prioritária de ações estabelecida pela gestão da presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, que tem entre suas estratégias garantir performances cada vez mais eficientes à prestação jurisdicional.
 
A cada mês, um novo tema é definido, explica Wellington Corrêa, coordenador de Auditoria Interna. Neste mês, o tema discutido entre os servidores é Gestão de Risco, que visa preparar a organização para, em determinadas situações, se antecipar na escolha de alternativas mais viáveis a fim de que possíveis ocorrências negativas sejam minimizadas.
 
Wellington salienta que o papel da Auditoria Interna não é punir, ao contrário, é contribuir para a eficácia e eficiência da administração, com recomendações sobre melhorias para o aprimoramento das atividades.
 
“Essa troca de informações, o debate, as discussões levam ao aprimoramento do trabalho, e faz parte da função do servidor público, se especializar para prestar e desempenhar seu trabalho da forma mais eficiente possível. E a função da auditoria infelizmente é distorcida. Nosso papel não é apontar o erro de A ou B, mas sim de auxiliar a gestão a atingir os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico, e aprofundando os estudos, estaremos prontos sempre que provocados pela administração para nos manifestar, e também de nos antecipar, propondo melhorias”, defendeu o coordenador.
 
Apesar de não participar diretamente da elaboração da Gestão de Risco, a avaliação sobre as estratégias definidas e que serão adotadas pela administração passam pelo crivo da Auditoria, que tem a função de avaliar possíveis pontos frágeis e propor o aprimoramento da estratégia.
 
A Auditoria Interna também tem o papel de contribuir para que a gestão se mantenha focada no cumprimento das metas estabelecidas pelo planejamento estratégico, e caso necessário, faça as recomendações cabíveis para a correção de fragilidades, que coloquem em risco a performance e o alcance de resultados.
 
  
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: foto ampla de toda equipe à mesa, durante os estudos.
 
Naiara Martins/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia Também:  Representatividade feminina chama a atenção em solenidade de posse

Advertisement

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA