MATO GROSSO

Salto do Céu se torna primeira cidade 100% monitorada pelo programa Vigia Mais MT

Publicado em

A cidade de Salto do Céu (a 294 km de Cuiabá) é a primeira de Mato Grosso a se tornar 100% monitorada pelas câmeras do programa Vigia Mais MT. Por meio de um termo de cooperação com a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado entregou oito câmeras fixas, uma speed domes, uma OCR’s (que permitem a leitura de placas de veículos), além de switches, nobreaks e armários.

As câmeras foram colocadas em locais estratégicos da cidade com 4,4 mil habitantes, como, por exemplo, em frente a cachoeira Salto do Céu, ponto turístico bastante movimentando que fica no perímetro urbano. Os outros lugares escolhidos, além da região central, foram as vias que ligam a cidade aos municípios vizinhos.

O superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), delegado Cláudio Álvares, afirma que as oito câmeras já estão em pleno funcionamento.

“Salto do Céu sai na frente ao se tornar a primeira cidade de Mato Grosso a instalar todos dos equipamentos. Agora, as imagens podem ser acessadas pelos agentes de segurança locais e também pelo Ciosp, em Cuiabá”.

Leia Também:  Mato Grosso inicia aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 nesta segunda-feira (27)

O secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel Cláudio Fernando Carneiro, enfatiza que a tecnologia do programa Vigia Mais MT, aliada ao trabalho dos policiais civis e militares, proporciona a repressão ao crime e traz sensação de segurança aos moradores.

“Câmeras de segurança intimidam a ação de criminosos. Eles irão pensar duas vezes antes de cometer um crime porque sabem que estão sendo monitorados em tempo real pelas forças da Segurança Pública. Além disso, uma cidade monitorada, com tempo resposta menor nas ações policiais, bem como, a preservação de provas, trarão mais eficiência na prestação de serviços à comunidade e uma melhor qualidade de vida a população de uma forma geral”, afirma.

Desde que o programa Vigia Mais MT foi lançado pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Segurança Pública coronel César Augusto Roveri, em março deste ano, a Sesp já firmou termo de cooperação com representantes de mais de 100 municípios. Os critérios para definição do número de câmeras destinadas a cada município levam em conta a população, renda per capita e os índices criminais.

Leia Também:  Dupla é presa por tentar matar empresário por estacionamento em MT

O Governo de Mato Grosso investiu aproximadamente R$ 30 milhões para distribuição de 15 mil equipamentos, entre câmeras fixas e dos modelos speed domes e OCRs (que permitem a leitura de placas de veículos). Somente em Cuiabá foram investidos R$ 5,6 milhões e disponibilizados 3.932 dispositivos.

Fonte: Governo MT – MT

Anúncio

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA