MATO GROSSO

Explicando Direito fala sobre crimes cibernéticos mais frequentes e como evitá-los

Publicado em

Você sabe como se prevenir dos golpes de internet? Nesta edição do programa Explicando Direito desta segunda (17 de julho), o tenente-coronel Vitor Fernando Manassori Sakata, assessor militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), fala sobre os principais crimes cibernéticos e também dá orientações para prevenir os golpes. Durante a entrevista, o entrevistado também aponta os crimes virtuais mais praticados, tais como os golpes do falso advogado, do WhatsApp clonado e do QRcode falso.
 
Instrutor do curso ‘Prevenção a crimes cibernéticos do TJMT’, o tenente destaca a importância de adotar uma postura cautelosa diante de contatos inesperados que solicitem dinheiro em nome de familiares ou amigos ou, ainda, pagamentos de boletos com logomarcas de órgãos públicos. Segundo ele, a primeira medida preventiva consiste em suspeitar e depois, verificar a autenticidade das informações, entrando em contato diretamente com o solicitante.
 
Ouça a entrevista na Rádio TJ
 
 
O programa “Explicando Direito” é uma iniciativa da Esmagis-MT em parceria com as rádios TJ e Assembleia 89,5 FM. O objetivo é levar informações sobre Direito de forma simples e descomplicada, todas as segundas-feiras, às 8h15 e, nos intervalos da programação diária. O material também é disponibilizado nos sites da Esmagis-MT, da Rádio TJ e da Rádio ALMT.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição: Fotografia retangular e colorida. Na lateral esquerda o texto ‘Ouça agora no Spotify!’. No canto superior direito a palavra Podcast. No centro, o nome do programa Explicando Direito, com a foto do convidado, o tema do programa –Crimes Cibernéticos– e o nome do convidado – Tenente-coronel Vitor Fernando Manassori Sakata, assessor militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Na parte inferior os endereços eletrônicos da Rádio Assembleia, Rádio TJ e Escola da Magistratura. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso e da Esmagis-MT.
 
Com informações de Elaine Coimbra
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia Também:  BR-163 vê triplicar investimentos e gera 845 novos postos de trabalho

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA