A 35ª Zona Eleitoral de Mato Grosso deu início ao atendimento com coleta biométrica no Posto Eleitoral de Castanheira. Aqueles(as) que precisarem fazer o alistamento (1º título), revisão e transferência de domicílio com coleta de dados biométricos podem procurar o posto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
O Posto Eleitoral de Castanheira está localizado na Avenida Gillio Rezzieri, S/N, bairro Centro. Além disso, quem estiver em débito com a Justiça Eleitoral por ausência às urnas pode se dirigir ao local para regularizar a situação, bem como quem estiver com o título cancelado.
A medida, implementada pelo juiz da 35ª Zona Eleitoral, Vagner Dupim Dias, visa atender ao anseio do TRE-MT de elevar o percentual de eleitores(as) com cadastro biométrico no estado. “Também já iniciamos tratativas junto ao Poder Municipal para potencializar e otimizar o atendimento no local, mediante termo de cooperação para atividade de coleta de dados biométricos”, ressalta o juiz titular.
A biometria foi adotada para tornar o processo eleitoral ainda mais seguro e evitar que uma pessoa vote no lugar de outra, com a redução significativa da intervenção humana no processo de votação. A urna só é liberada para votação quando o leitor biométrico identifica as impressões digitais da eleitora ou do eleitor, as quais são verificadas eletronicamente a partir do banco de dados unificado da Justiça Eleitoral.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Imagem com fundo contendo formas triangulares, em tons de cinza com efeito em transparência. Há duas faixas na cor azul, sendo que na superior está escrito BIOMETRIA, e logo abaixo tem uma imagem no formato quadrado pontilhada. Na outra faixa azul, mais abaixo à esquerda, consta a informação: 35ª ZONA ELEITORAL e POSTO ELEITORAL DE CASTANHEIRA. No canto superior direito, está a marca do TRE-MT. À direita da faixa, tem duas fotos de coletas biométricas feitas por atendentes do Posto Eleitoral, posicionadas de forma inclinada para a direita.
Fonte: TRE – MT