CIDADES

Câmara afasta procuradora que denunciou perseguição em MT

Publicado em

O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Guarita (675 Km de Cuiabá), Divino Pereira Gomes, o “Sargento Divino” (União), instaurou uma sindicância para o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra a procuradora do órgão, Débora Salles Micheletti. A medida atende a um pedido do ex-presidente do Legislativo municipal, também vereador, e colega de partido, Heitor Balestrin (União).

Divino e Balestrin foram denunciados numa matéria do FOLHAMAX publicada em maio de 2023 por perseguição à servidora pública. A instauração da comissão do PAD é o início do processo que pode culminar na demissão da procuradora legislativa.

Débora Salles Micheletti também foi afastada do cargo, por 60 dias. A servidora sofreu, ainda, uma outra ação de “Sargento Divino”, que também pediu a abertura de um PAD contra ela.

Numa portaria assinada no dia 3 de julho de 2023, o presidente “Sargento Divino” designou três servidores públicos para formar a comissão, a pedido do colega Heitor Balestrin, em razão de suposta “conduta escandalosa” e “insubordinação grave em serviço”. Já a portaria que determinou o afastamento da servidora, de 24 de julho de 2023, é assinada pelo vice-presidente da Câmara de Nova Guarita, o vereador, e também colega de partido de “Sargento Divino” e Heitor Balestrin, Cézar Alves (União).

As comissões, conforme as publicações, são formadas por servidoras da prefeitura de Nova Guarita, que “cedeu” as trabalhadores para Câmara de Vereadores – Sindia Mara Menegassi, Natalia Karolina Coelho Siva e Marineide Paimel Franco Maciel. Na matéria publicada em primeira mão pelo FOLHAMAX no dia 26 de maio de 2023, a procuradora, que está em estágio probatório, contou à reportagem que era perseguida na Câmara de Vereadores.

De acordo com Débora Salles Micheletti, o então presidente da Câmara, Heitor Balestrin, não aceitava pareceres que apontavam a ilegalidade de projetos propostos no biênio em que esteve à frente da Casa, entre 2021 e 2023. Numa sessão da Câmara de Vereadores de Nova Guarita, de 22 de maio deste ano, Heitor Balestrin fez um discurso da tribuna com ameaças à procuradora.

Leia Também:  Cinco crianças são levadas para abrigo em MT após mães saírem para festa e deixá-las sozinhas em casa, diz polícia

As palavras também seriam dirigidas ao “Sargento Divino”, atual presidente da Casa. “Depois que essa pessoa entrou aqui ela tentou mandar, tentou manipular, no meu mandato ela não conseguiu. E agora está tentando no seu mandato. Ela falou que ia mostrar como se fazia. Então vamos ver se ela vai mostrar como se fazer”, provocou Balestrin.

O vereador também fez uma ameaça velada à servidora ao “lembrar” que ela ainda estava em “estágio probatório”. Na mesma sessão legislativa, “Sargento Divino” foi à tribuna e contou que Débora Salles Micheletti teria dito que “não o respeitava”.

Naquele mesmo dia, a procuradora recebeu a solidariedade de três outros vereadores de Nova Guarita. Karine Grunevald (MDB), 1ª secretária da Câmara, lembrou à Casa que na gestão de Heitor Balestrin – que reclamava dos pareceres da servidora pública -, recebeu um prêmio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT) pela lisura dos processos na Casa. “O senhor saiu daqui com um prêmio do TCE. Eu o parabenizo, como já parabenizei, pelo desempenho. O senhor não responde juridicamente por nada, e nem vai responder, porque o senhor tinha respaldo da procuradora daqui. Ela é tão ruim assim?”, indagou Karine Grunevald.

Anúncio

Os vereadores Jair Soares e Nevair Bugão, ambos do PT, também lembraram Balestrin e “Sargento Divino” na ocasião que pareceres contrários da procuradoria atendem a preceitos constitucionais, e que também não aprovariam propostas ilegais.

SOLIDARIEDADE

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, prestou solidariedade à servidora afastada e perseguida pela Câmara de Nova Guarita. Em nota enviada ao FOLHAMAX nesta quinta-feira (27), ela avisa que acompanha o caso, e que a Ordem combate “veemente todo e qualquer tipo de assédio moral e sexual contra a mulher”.        

Leia Também:  Homem tem 4 meses sumido desde que saiu de casa para buscar narguilé

“A OAB-MT tem combatido de forma veemente todo e qualquer tipo de assédio moral e sexual contra a mulher, em especial no ambiente de trabalho, tendo lançado campanhas de enfrentamento a essas práticas. Estamos acompanhando o caso da advogada Débora Salles Micheletti e daremos sempre todo suporte necessário para combater o assédio e qualquer tipo de violência contra a mulher”, comentou a presidente da OAB-MT.

Na época do discurso dos vereadores de Nova Guarita com as ameaças, a Associação dos Procuradores Municipais de Mato Grosso (APM-MT), já havia se manifestado em defesa da servidora. O órgão, novamente, se mostrou preocupado com o afastamento e o PAD que pode demitir a procuradora legislativa, e que irá tomar “as medidas administrativas e judiciais cabíveis para combater tais ilegalidades, bem como cobrar a punição dos responsáveis”. “A abertura do PAD a pedido do Presidente Divino Pereira Gomes e uma sindicância do Ver. Heitor Balestrin contra a procuradora da Câmara de Nova Guarita, Drª Débora Salles Micheletti, com o afastamento do cargo pelo prazo de 60 dias, configura mais uma etapa do assédio moral que a servidora sofre no exercício de sua função, publicamente denunciado desde maio/2023. A APM-MT repudia não só a abertura do PAD como também o afastamento cautelar da procuradora”, diz a APM.

INVESTIGAÇÃO NO MP

Heitor Balestrin é alvo de uma investigação preliminar do Ministério Público do Estado (MPMT) sobre assédio moral, e coação, a uma outra servidora (assistente parlamentar) que teria sido pressionada pelo vereador a realizar uma avaliação negativa da procuradora. A notícia de fato (investigação) é conduzida pela 1ª Promotoria de Justiça de Terra Nova do Norte (630 Km de Cuiabá), sob a responsabilidade do promotor de justiça Álvaro Padilha de Oliveira.

De acordo com a procuradora da Câmara de Nova Guarita, a servidora também sofre perseguição do grupo de Balestrin.

 

Anúncio
COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA