A palestra ‘Agosto Azul e Vermelho’ com objetivo de promover a conscientização quanto a necessidade de cuidar da saúde vascular será realizada nesta terça-feira (1º de agosto), das 9h às 12h (horário de Mato Grosso), no Espaço Desembargador Gervásio Leite. A ação é do Comitê Estadual de Saúde do Poder Judiciário de Mato Grosso em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT).
Na ocasião, a médica cirurgiã vascular Nayara Gimenes de Melo Vieira vai proferir a palestra ‘Varizes de membros inferiores’. Na sequência, o médico cirurgião vascular Luiz Caetano Malavolta falará sobre ‘Aneurisma de aorta inferiores’.
A abertura será realizada pelas desembargadoras Helena Maria Bezerra Ramos (diretora-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso), Clarice Claudino da Silva (Presidente do TJMT) e Maria Aparecida Ribeiro (presidente do TRE-MT). Ao final do evento, será aberto momento para o público sanar dúvidas.
A capacitação será realizada no formato híbrido, ou seja, também será possível acompanhá-la pelo aplicativo Teams para aqueles que estiverem no interior do Estado. As palestras também serão transmitidas pelo canal oficial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para eventos (@eventostjmt) na plataforma YouTube. Porém, por essa mídia, não haverá certificado.
Doenças como acidente vascular cerebral (AVC), trombose e aneurisma podem acometer qualquer pessoa, homem ou mulher, independentemente da idade. O risco do desenvolvimento dessas doenças aumenta à medida em que o paciente envelhece, por isso é necessário o cuidado preventivo.
Campanha – O curso sobre o Agosto Azul e Vermelho foi sugerido pelo Conselho Nacional de Justiça. A campanha Agosto Azul e Vermelho é idealizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) para informar a população sobre os cuidados com a saúde vascular e incentivar a prevenção e tratamento.
Keila Maressa
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT