MATO GROSSO

Nosso Judiciário aborda crimes cibernéticos em palestra na escola Maria Dimpina

Publicado em

A Escola Cívico-Militar Cuiabana Professora Maria Dimpina Lobo Duarte recebeu na última terça-feira (8 de agosto) o projeto Nosso Judiciário, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A iniciativa tem como objetivo aproximar a instituição da comunidade estudantil, abordando de formas simples e didática diversos temas do universo jurídico. As palestras são ministradas pelo técnico judiciário Neif Feguri.
 
Entre os pontos abordados na palestra estão o funcionamento e a divisão estrutural do tribunal, direitos e deveres de todos os cidadãos, práticas de conciliação e justiça gratuita.
 
Crimes cibernéticos ou cyberbulling foi um dos temas que mais chamou a atenção dos alunos, conforme destacou a aluna Hellen Gonçalves da Silva: “Eu aprendi que fazer comentários racistas e homofóbicos na internet também é um crime gravíssimo”, disse a estudante.
 
O diretor da unidade escolar, Angelo Valentim, elogiou o projeto do TJMT e explicou que a atividade mostra para as crianças que o processo de cidadania também passa pelo judiciário. “Por mais que sejam pequeninos e não compreendam direito todo o processo, a aproximação com o judiciário desde cedo possibilita que eles vão inserindo isso no seu cotidiano”, avaliou o gestor.
 
Além da palestra, os alunos receberam a cartilha informativa “Como funcionam os Juizados Especiais”, elaborada por Neif Feguri e pelo técnico judiciário Antônio Cegati.
 
Proximidade com a comunidade
 
O projeto Nosso Judiciário foi iniciado em 2015 com o objetivo de aproximar a instituição da sociedade e divulgar informações sobre o funcionamento e a atuação da Justiça mato-grossense.
 
“A escola Maria Dimpina é a 123º unidade escolar a receber o Nosso Judiciário. Com isso, nos atingimos a aproximadamente 29 mil alunos nesses nove anos de projeto”, contabilizou Neif Feguri.
 
O Judiciário possui parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), que indica quais unidades deve receber a palestra. Entretanto, representantes de estabelecimentos de ensino, público ou privado, podem solicitar a palestra. Para isso é preciso entrar em contato pelos números (65) 3617-3032/3516.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Foto 1: Print da reportagem com imagem dos estudantes assistindo à palestra sentados e com a cartilha impressa nas mãos. Foto 2: Print da reportagem com a estudante Hellen Gonçalves de camiseta verde e cabelos presos, sendo entrevistada pela equipe da TVJus, com banner azul e branco da escola cívico-militar ao fundo. Foto 3: Diretor Angelo Valentim, trajando camisa branca e óculos de grau, concedendo entrevista à equipe da TVJus.
 
Adellisses Magalhães
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia Também:  "Combate ao Assédio Eleitoral" é tema de seminário no Conselho Nacional de Justiça

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA