CIDADES

Moradora frita ovo na calçada de casa após Cuiabá bater recorde de calor com mais de 41°C

Publicado em

Uma moradora de Cuiabá fritou dois ovos em uma frigideira na calçada de casa, nessa quarta-feira (23).

A motorista por aplicativo Mailla Cristina Damasio Machado, de 35 anos, decidiu fazer o experimento após a capital bater recorde de calor, com mais de 41°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse foi o dia mais quente do ano até o momento.

Em um vídeo gravado por Mailla é possível ver o óleo fervendo com os ovos na frigideira. Na gravação, ela brinca “aqui em Cuiabá não gasto mais gás não, frito o ovo no sol mesmo”.

Mailla contou que fez os testes apenas com ovos e óleo. Ela é moradora do Bairro CPA e nunca havia feito o teste.

Com o calor, os ovos fritaram na calçada — Foto: Arquivo pessoal

Em 10 minutos

A motorista disse que colocou a frigideira por cerca de 10 minutos para esquentar nos fundos de casa em uma calçada de concreto. Depois, acrescentou os ovos.

“Ontem estava um calor de rachar então veio a ideia de fazer este experimento. Depois de 10 minutos, coloquei os 2 ovos. Atendi um moço que estava em frente de casa e quando voltei, o ovo estava fritando”, disse.

Leia Também:  Após briga, policial civil mata homem dentro de bar em Cuiabá

Mailla contou que quando voltou para ver se o ovo estava frito, não acreditou no que viu. A motorista disse que pretende fazer novos testes com outros alimentos.

Anúncio

“Começou a fritar igual no fogão sabe, não acreditei, fiquei surpreendida. Corri, peguei o celular e comecei a gravar. No final ficou gostoso. Vou testar com outros, pois o calor está demais, ideias não faltam”, disse.

É possível o ovo cozinhar com o sol?

Procurou um especialista em química para explicar se é possível o ovo cozinhar com esse calorão. Segundo o farmacêutico, licenciado em Química, doutor em Farmacoquímica e professor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Flávio Valadares Pereira Borges o ovo pode cozinhar sim!

Ele expica que o ovo é composto por proteínas, que quando são submetidas a altas temperaturas, tendem a sofrer uma desnaturação, que é um processo de perda da formação original e acaba coagulando, dando um aspecto mais sólido.

Leia Também:  Dez dias após perderem a mãe para a Covid-19, irmãs morrem da doença na mesma noite

“Nesses dias que a temperatura está muito elevada, superando 40°C, o asfalto fica com uma temperatura muito maior. Ele vai ficar com 60°C, 70°C e até 80°C”, disse.

Segundo o professor, a temperatura de cozimento do ovo é em torno de 60°C.

“Além do calor irradiado pelo sol, ele ainda vai ter o calor transferido pelo atrito dos pneus com o asfalto, então superaquece muito. Quando a moradora colocou a panela, deixou um tempinho aquecendo e depois colocou o ovo, ela estava com uma temperatura muito superior ao cozimento do ovo”, disse.

Recorde de calor

A capital mato-grossense bateu um novo recorde de temperatura e registrou 41,2°C e umidade relativa do ar em 22% na quarta. Até o momento, essa foi a temperatura mais alta de 2023. O recorde anterior era de 40,8°C e foi registrado na terça-feira (22).

Segundo a Agência Climatempo, a última vez que Cuiabá registrou 41°C foi em agosto de 2020.

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA