MATO GROSSO

Se precisar, peça ajuda: podcast Explicando Direito aborda o Setembro Amarelo

Publicado em

Em sua nova edição, o podcast Explicando Direito ganha destaque especial com a cor amarela, em apoio ao movimento global de valorização da vida. A psicóloga do Departamento de Saúde do TJMT, Giselle Castilho, convidada desta edição, afirma que a campanha busca não apenas alertar sobre a importância deste tema delicado, mas também destacar a necessidade de abordar abertamente os sintomas e possíveis causas do suicídio, e o tratamento para as doenças mentais.
 
O tabu ainda persiste e pode levar à estigmatização, ao silêncio e à falta de compreensão, condições que não ajudam aqueles que estão lutando contra pensamentos suicidas.
 
Durante o podcast, a psicóloga enfatizou que ao falar sobre o tema de maneira aberta e empática, estamos dando mais um passo no sentido da prevenção. “São vários os fatores que levam a pessoa a pensar no suicídio, muitas vezes a tristeza ou o isolamento.”
 
Giselle ainda destacou que o pensamento suicida está associado a vários transtornos mentais, “que podem incluir a depressão, o transtorno bipolar, a ansiedade (que hoje está entre as principais causas) e, principalmente, a questão da desesperança que leva a pessoa a perder a vontade de viver.”
 
Segundo a psicóloga, um dos aspectos mais importantes é esclarecer a diferença entre tristeza e depressão.
 
A tristeza é uma emoção humana comum que todos experimentamos em algum momento da vida. É uma resposta natural diante de várias situações, como a perda de um ente querido, o término de um relacionamento ou dificuldades financeiras. A tristeza geralmente é passageira e pode ser superada com o tempo e o apoio adequado. Por outro lado, a depressão é uma condição médica séria e duradoura, que afeta o humor, o pensamento e o comportamento da pessoa. Os sintomas incluem tristeza profunda, perda de interesse nas atividades do dia a dia, alterações no sono e no apetite, sentimentos de culpa e inutilidade, fadiga e falta de concentração.
 
Centro de Valorização da Vida (CVV) – No Brasil, uma das organizações que desempenha um papel fundamental na prevenção do suicídio é o CVV – Centro de Valorização da Vida.
 
O CVV é uma organização filantrópica que presta serviço voluntário e gratuito de prevenção ao suicídio e apoio emocional, com atendimento 24 horas por dia, pelo telefone 188. As ligações podem ser feitas de orelhões, celulares e telefones fixos.
 
O contato com o CVV pode ser realizado pelo site www.cvv.org.br, pelo e-mail [email protected], chat e até mesmo atendimento presencial. Em Mato Grosso, mais de 50 voluntários estão à disposição das pessoas que desejam e precisam conversar.
 
 
 
O programa “Explicando Direito” é uma iniciativa da Esmagis-MT em parceria com as rádios TJ e Assembleia 89,5 FM. O objetivo é levar informações sobre Direito de forma simples e descomplicada, todas as segundas-feiras, às 08h15, e nos intervalos da programação diária.
 
O material também está disponível nos sites da Esmagis-MT e da Rádio ALMT.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativos para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Fotografia retangular e colorida. Na lateral esquerda, o texto ‘Ouça agora no Spotify!’. No canto superior direito, a palavra “Podcast” está destacada. No centro da imagem, aparece o nome do programa “Explicando Direito”, uma foto da convidada, o tema do programa “Setembro Amarelo” e o nome da convidada, Psicóloga Giselle Castilho. Na parte inferior, são fornecidos os endereços eletrônicos da Rádio Assembleia, Rádio TJ e Escola da Magistratura. O logotipo do Poder Judiciário de Mato Grosso e da Esmagis-MT assinam a peça.
 
Elaine Coimbra
Rádio TJ
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia Também:  Governo do Estado nomeia 21 servidores para a Politec

Advertisement

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA