CIDADES

Fotógrafo captura raro momento de onça-pintada amamentando filhote em Mato Grosso

Publicado em

No último sábado (30), o guia de turismo e fotógrafo Erisvaldo Guilhermino de Almeida fez um registro extraordinário de uma onça-pintada deitada às margens do Rio Três Irmãos enquanto amamentava seu filhote. O avistamento aconteceu na região pantaneira do Porto Jofre, em Poconé, localizada a 104 km de Cuiabá, Mato Grosso (confira o vídeo acima).

 

De acordo com Almeida, o momento foi capturado enquanto ele conduzia um casal de turistas que estava explorando o Pantanal mato-grossense.

 

“Esta cena não é algo que se vê com frequência, mas, surpreendentemente, conseguimos registrar o filhote sendo amamentado. É verdadeiramente um registro raro”, destacou.

 

A onça foi nomeada como Patrícia e é conhecida na região por frequentemente estar acompanhada de seus filhotes Naurú e Yanomami. Na semana anterior, toda a família foi vista às margens de um rio, com a mãe vigiando os filhotes.

 

“É uma sensação de alegria poder testemunhar isso pela primeira vez e apreciar a esplêndida biodiversidade que temos em nosso Pantanal de Mato Grosso”, enfatizou Almeida.

Anúncio

 

Leia Também:  URGENTE: Homem invade escola para matar adolescente e deixa alunos feridos em cidade de MT

É uma tradição que as onças recebam nomes com base no primeiro fotógrafo que registra um momento do animal. “Naurú” tem origem indígena e significa “animal livre, portador de sabedoria e alegria”. Já “Yanomami”, conforme o Instituto Socioambiental (ISA), significa “seres humanos”.

 

O fotógrafo explicou que essas onças não estão sendo monitoradas por instituições ambientais, mas já são reconhecidas na região. O mapeamento é feito através das rosetas, as manchas nas onças, que funcionam como uma espécie de “impressão digital” destes animais. Cada uma delas tem sua marca única, e, assim, elas são batizadas com nomes, com todas as suas informações sendo documentadas.

 

Além deste incrível registro, recentemente um filhote de onça-pintada foi flagrado saindo de um banho em um rio no Pantanal por um fotógrafo inglês, Chris Brunskill, que estava na região de Poconé. Brunskill teve a sorte de capturar o pequeno felino ao ar livre, já que os filhotes geralmente não ficam expostos e longe de suas mães por muito tempo.

Leia Também:  Corno descobre remédio caseiro para traição após ameaçar a amada; veja vídeo

 

 

 

 

Anúncio

 

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA