MUNDO
Manifestantes se dividem em apoio a palestinos e israelenses
Dezenas de milhares de manifestantes se reuniram em todo o Oriente Médio e em partes da Ásia, da Europa e dos Estados Unidos nesta sexta-feira (13), para apoiar os palestinos e condenar Israel, à medida que o país intensifica os ataques à Faixa de Gaza, em retaliação ao Hamas.

Por outro lado, comunidades judaicas nos Estados Unidos, na França e em outros lugares realizaram manifestações de solidariedade a Israel após o ataque do Hamas, o mais mortal contra civis israelenses nos 75 anos de história do país.
Há um forte apoio e simpatia por Israel por parte dos governos ocidentais e de muitas pessoas devido aos ataques promovidos pelo Hamas, mas a resposta de Israel também despertou raiva, especialmente em países árabes e muçulmanos.
Na Turquia, multidões se reuniram em frente às mesquitas gritando contra Israel e saudando o Hamas. Na cidade de Diyarbakir, no sudeste, o empresário Mikail Bakan, de 46 anos, disse: “Todo o mundo muçulmano precisa se unir contra Israel”.
Em Nablus, na Cisjordânia ocupada por Israel, jovens incendiaram ruas e entraram em confronto com os militares israelenses. Uma enorme bandeira palestina foi hasteada num protesto em Roma, e ocorreram manifestações em outra cidades europeias, como em Braband, na Dinamarca, e em Berlim, na Alemanha, onde alguns manifestantes foram detidos pela polícia.
A Alemanha e a França proibiram as manifestações pró-Palestina e vários países ocidentais afirmaram ter reforçado a segurança nas sinagogas e em escolas judaicas temendo que os protestos pudessem levar à violência.
O Hamas, que governa Gaza, convocou os palestinos a protestarem contra o bombardeio de Israel ao território bloqueado.
Nos Estados Unidos, os manifestantes mostraram solidariedade com ambos os lados do conflito. Grandes cidades, de Nova Iorque a Los Angeles, reforçaram o policiamento em bairros judeus e muçulmanos.
Em Bagdá, na sexta-feira, dezenas de milhares de iraquianos se manifestaram no centro da Praça Tahrir, agitando bandeiras palestinas e queimando a bandeira de Israel, enquanto gritavam palavras anti-EUA e slogans anti-israelenses.
“Estamos prontos para nos juntarmos à luta e para livrar os palestinos das atrocidades israelenses”, disse Muntadhar Kareem, professor de 25 anos.
Manifestações organizadas pelo Estado foram realizadas em todo o Irã — cujo governo é o principal apoiador do Hamas e um dos principais inimigos de Israel — em apoio ao grupo militante, informou a TV estatal.
O povo judeu fará vigílias e manifestações em apoio a Israel. Em Varsóvia, o rabino-chefe da Polônia, Michael Schudrich, fará uma oração pela paz. Os membros da comunidade judaica da França se reunirão na maior sinagoga de Paris para o Sabbath.
Fonte: EBC Internacional
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoJustiça manda transferir para hospital psiquiátrico público homem acusado de matar esposa a facadas e tentar assassinar filha em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoPM supostamente afastado da corporação é acusado de ameaçar pessoas com arma de fogo em disputa por terras em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoSORTUDO! Morador de Lucas do Rio Verde ganha R$ 100 mil no Nota MT após colocar CPF na nota fiscal
-
LUCAS DO RIO VERDE1 dia agoExclusivo: vídeo mostra momento em que homem esfaqueia vítima durante confusão; um morreu e três ficaram feridos
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoSaiba quem é a mulher morta com 16 facadas pelo ex-companheiro em MT
-
LUCAS DO RIO VERDE1 dia agoBriga durante bebedeira termina com um morto, quatro esfaqueados e homem preso em Lucas
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoDono de imóvel é acusado de atacar inquilino com facão e ameaçar matá-lo por dívida de aluguel em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoVacina contra a gripe é liberada para toda a população em Lucas do Rio Verde; veja onde se vacinar