POLÍCIA

Operação Elo Fraco: PF investiga empresa de MT que lavou R$ 150 milhões do tráfico internacional

Publicado em

Polícia Federal deflagra operação de combate à lavagem de dinheiro em quatro estados

 

Nesta quinta-feira (19), a Polícia Federal deu início à Operação Elo Fraco, visando desmantelar uma operação de lavagem de dinheiro que abrange Mato Grosso e outros três estados.

 

As equipes de policiais federais cumprem 11 mandados judiciais, dos quais 6 são mandados de busca e apreensão e 5 são mandados de prisão preventiva. As ações se desdobram nos estados de Goiás, Mato Grosso, Pará e Tocantins, incluindo, ainda, medidas judiciais para o sequestro de bens dos indivíduos sob investigação.

 

A investigação revelou que, entre os anos de 2019 e 2021, seis empresas de fachada, cujas sedes fictícias se encontram nos estados mencionados, foram utilizadas para legitimar recursos provenientes do tráfico internacional de drogas, praticado por uma facção criminosa.

 

Embora tais empresas tivessem registros formais nas Juntas Comerciais e figuravam como locatárias de espaços comerciais, jamais operaram efetivamente. Em um espaço de tempo relativamente curto, restrito ao papel, essas empresas movimentaram um montante que superou os 150 milhões de reais em suas contas bancárias.

Anúncio

 

Leia Também:  Mulher é detida pela PRF com Quase 10 Kg de Maconha em Ônibus na BR-364, em MT

Os responsáveis por essas empresas enfrentarão acusações relacionadas a crimes de organização criminosa e lavagem de capitais.

 

O nome da operação faz referência ao fato de que a atividade criminosa foi desvendada por meio da análise das atividades financeiras de uma dessas empresas fictícias, localizada em Aparecida de Aparecida, GO, a qual foi responsável por movimentar apenas 1% do total de recursos ilegais.

 

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA