DIAMANTINO

Hospital Municipal São João Batista desenvolve atividades de valorização e cuidados com gestantes e mães em Diamantino

Publicado em

Desde o início do mês de setembro a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e através das equipes de enfermagem e assistência social do Hospital Municipal São João Batista (HMSJB), desenvolve os projetos “Click de Amor” e “Árvore da Vida”. Ambos com o objetivo de valorizar a maternidade e incentivar o autocuidado das gestantes e novas mamães diamantinenses.

De acordo com a coordenação de Assistência Social da unidade, as ações consistem na realização de ensaio fotográfico entre mãe e criança, e na eternização da placenta e do cordão umbilical em arte por meio do carimbo. Ao todo, nesse primeiro mês foram mais de 20 mulheres atendidas.

A assistente social do HMSJB, Josiane Lima, contou como são realizadas as ações dentro da unidade hospitalar.

“Temos um cenário para as fotos montado dentro do hospital, o espaço conta com figurinos e objetos de decoração. Entramos em contato com as mamães que estão internadas e ofertamos o ensaio durante visita social nos leitos. Após a alta da paciente, realizamos o ensaio fotográfico para aterrizar esse momento tão importante.”

Leia Também:  Prefeito entrega aparelho de Eletrocardiograma à unidade de saúde de Deciolandia

Josiane Lima ainda ressaltou a importância e o impacto positivo do projeto para as puérperas, além do cuidado prestado durante o atendimento.

“A chegada de um bebê é um momento muito importante para as famílias, pensando nisso e em atender às que se encontram em vulnerabilidade social, realizamos ensaios fotográficos com as novas mamães. É uma forma de presentear as famílias com um gesto de amor.”

Ainda de acordo com a enfermaria da unidade, o projeto Árvore da Vida é a eternização da arte feita através da placenta e do cordão umbilical devidamente higienizados, onde é realizado a pintura dos materiais e em seguida o carimbo em um papel juntamente com a impressão do pezinho do bebê.

A enfermeira e responsável pela criação dos registros da Árvore da Vida, Lindinalva Barros, explicou como é o processo do cuidado para que cada registro seja único.

“É um ato de amor registrar esse momento tão importante na vida da mulher. O registro da placenta com o cordão umbilical é realizado logo após o parto e acrescentamos informações quanto ao peso, altura e hora do nascimento do bebê.”

Anúncio

A puérpera, Viviane Calda da Mota, moradora do Município de São José do Rio Claro, realizou seu parto no início de setembro e contou sua emoção ao sentir o acolhimento da equipe por meio do ensaio fotográfico.

Leia Também:  Dois contribuintes são premiados na 4ª edição do IPTU Premiado

“Eu me senti muito acolhida pela equipe do hospital, em nenhum dos nascimentos dos meus outros dois filhos recebi algo assim, eternizar esse momento com meu filho foi emocionante. Foi a primeira vez que participei de um ensaio fotográfico e ficará para sempre minha memória.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA