MUNDO
Brasil divulga Plano Ecológico na COP28 como proposta do Sul Global
Publicado em
1 de dezembro de 2023 - 14:46por
Da RedaçãoO governo brasileiro apresentou nesta sexta-feira (1º) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o Plano de Transformação Ecológica do Brasil como uma proposta do Sul Global, durante evento na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28). O Sul Global é o termo usado para se referir aos países em desenvolvimento ou emergentes que, em sua maioria, estão localizados no Hemisfério Sul do planeta.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o plano, além de ser uma plataforma para investimentos sustentáveis no Brasil, é uma proposta do Sul Global por uma nova globalização. “Uma globalização que seja ambientalmente sustentável e socialmente inclusiva com reformulação dos fluxos financeiros globais, passando pela afirmação do Sul como centro da economia verde.”
Ao iniciar o discurso, Haddad disse que o plano deve superar a “pesada herança colonial de exclusão social, destruição ambiental e subordinação internacional” do Brasil e lembrou do desmatamento do período colonial, ocorrido junto com a exploração dos indígenas e africanos escravizados no país.
“Os efeitos ambientais e humanos da extração de todos esses produtos [açúcar, ouro e café], que eram majoritariamente consumidos no Norte Global e tiveram um papel fundamental na história do desenvolvimento desses países, foram sentidos no Brasil, na América Latina e na África. Por isso, é tão injusto que os países do Norte agora queiram que o Sul Global pague os custos da crise climática em que vivemos” afirmou.
Haddad afirmou que o Plano de Transformação Ecológica pretende interromper cinco séculos de extrativismo e destruição do meio ambiente. “Essas iniciativas [do plano] visam criar as condições para uma nova onda de investimentos que terá como objetivo principal o adensamento tecnológico da nossa indústria, a qualificação da nossa força de trabalho e a modernização da nossa ciência e tecnologia.”
Eixos
O plano está estruturado em cinco eixos: financiamento sustentável, desenvolvimento tecnológico, bioeconomia, transição energética, economia circular e infraestrutura e adaptação às mudanças do clima. Entre as medidas, estão o mercado regulado de carbono, a criação de núcleos de inovação tecnológica nas universidades, a ampliação de áreas de concessões florestais, a eletrificação de frotas de ônibus, o estímulo à reciclagem e obras públicas para reduzir riscos de desastres naturais.
Haddad citou estudos que indicam que o Brasil precisa, para transformação ecológica, de US$ 130 a US$ 160 bilhões de investimentos anuais nos próximos 10 anos, principalmente em infraestrutura. “A boa notícia é que temos um histórico de capacidade de mobilização de investimentos e de criação de infraestrutura sustentáveis. Se hoje somos um gigante das energias renováveis é graças aos investimentos públicos”, destacou Haddad, citando os investimentos nas hidrelétricas e na indústria do etanol.
Presente da cerimônia, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou que é preciso juntar economia com ecologia para enfrentar as mudanças climáticas. “Nós já temos a tecnologia para isso, já temos boa parte da resposta técnica e agora nós estamos juntando resposta técnica com compromisso ético e político do presidente Lula de liderar pelo exemplo”, afirmou.
BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve ser um dos principais instrumentos de financiamento do Plano de Transformação Ecológica, disse o presidente da instituição, Aloizio Mercadante, presente à divulgação do plano, em Dubai.
“O BNDES estará na linha de frente do financiamento desse plano. Queremos um Brasil verde e descarbonizado, e vamos fazer uma grande COP do Sul Global para liderar essa experiência”, afirmou Mercadante, referindo-se à COP30, que será realizada em Belém, em 2025.
Segundo Mercadante, o banco financiou 90% das hidrelétricas do país e 75% da energia eólica brasileira. “O BNDES é um banco de 71 anos, mas, segundo a Bloomberg [rede internacional especializada em notícias econômicas], é o banco que mais financiou energia renovável, limpa e sustentável da história de todos os bancos do planeta”, concluiu.
Também participaram do anúncio do Plano de Transformação Ecológica do Brasil na COP28 a ex-presidente Dilma Roussef, que hoje preside o banco do Brics, o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), e o brasileiro Ilan Goldfajn, que preside o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Fonte: EBC Internacional
Operação da Polícia Civil mira esquema de tráfico de drogas ocultadas em meio de encomendas lícitas
Motociclista é morto com tiros na cabeça e no peito em praça de MT
Motorista por aplicativo é encontrado morto perto de carro incendiado
Motociclista fratura fêmur e pulso em batida com carro em MT
Governador em exercício destaca papel fundamental dos servidores para a eficiência do Estado
Lucas do Rio Verde
3ª etapa do Circuito de MTB em Lucas do Rio Verde estará com inscrições abertas a partir de amanhã (31)
(Foto: Ascom Prefeitura/Bruno Albuquerque) Leia Também: Cúpula da Celac termina com destaque para volta do Brasil ao bloco
Inscrições para o edital para seleção de projetos culturais é prorrogado para o dia 06 de novembro
(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano) Leia Também: Rússia vai anexar formalmente quatro áreas da Ucrânia
Prefeito de Lucas do Rio Verde destaca potencial econômico do projeto Sisbi-POA para o desenvolvimento de produtos de origem animal na região
(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze) Leia Também: Brasileiros ficam feridos após bombardeio no sul do Líbano
Natal da Esperança: Inscrições prorrogadas até o dia 04 de novembro
(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano) Leia Também: Lula assina acordos com Emirados Árabes Unidos
Jovem é agredida pelo companheiro com golpes de capacete em Lucas do Rio Verde
Na noite desta terça-feira (29), a Polícia Militar foi chamada para atender um caso de violência doméstica na Avenida da...
MAIS LIDAS DA SEMANA
- LUCAS DO RIO VERDE7 dias ago
Acidente entre ônibus e picape deixa um morto na BR-163, próximo Lucas do Rio Verde
- BRASIL21 horas ago
Vídeo chocante mostra momento em que ‘motoqueiro do grau’ morre ao fazer manobra no trânsito; veja
- CUIABÁ5 dias ago
Motociclista tenta ultrapassar, perde controle e garupa morre esmagada
- CUIABÁ6 dias ago
Homem atira no marido de sua ex em frente à residência do casal em MT; veja vídeo
- CIDADES5 dias ago
Mulher é arrastada para área de mata e estuprada em plena luz do dia em MT
- CIDADES4 dias ago
Mulher é assassinada no interior de Mato Grosso; câmera flagra suspeita fugindo; veja vídeo
- CIDADES17 horas ago
Casal e filho morrem em batida com caminhão em rodovia
- CUIABÁ16 horas ago
Confusão entre mulheres em ponto de ônibus resulta em ataque violento com faca em MT; veja vídeo