MUNDO
Defesa da democracia ganha destaque no 1º dia do Mercosul Social
Publicado em
4 de dezembro de 2023 - 17:17por
Da RedaçãoA defesa da democracia, a busca pela igualdade e o combate ao preconceito e discriminações deram o tom da abertura da Cúpula Social do Mercosul, nesta segunda-feira (4), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. É a primeira vez que o evento é realizado de forma presencial, depois de sete anos.
Durante dois dias, o encontro reunirá cerca de 300 representantes da sociedade civil de países sul-americanos, além de autoridades, para discutir temas sociais. Os participantes irão produzir quatro relatórios que serão entregues aos líderes de países-membros e associados do Mercosul, que se reunirão na quarta (6) e quinta-feira (7).
Integração regional
A ministra substituta da Secretaria-Geral da Presidência da República, Maria Fernanda Coelho, ressaltou que a participação social nas discussões ocorre nos moldes dos Diálogos Amazônicos, evento que precedeu a Cúpula da Amazônia, em Belém, em agosto. Para ela, a cúpula tem o objetivo de discutir “o fortalecimento do Mercosul a partir da consolidação da democracia e dos instrumentos e espaços da participação social”.
Para Maria Fernanda, o governo tem a responsabilidade de ampliar os espaços de participação no processo de integração regional.
“Apenas assim conseguiremos fortalecer o Mercosul e aprofundar as discussões sobre o caráter regional dos desafios comuns enfrentados. A integração não é um momento, entendemos como um processo de formação e pactuação dos consensos possíveis”, afirmou.
Retomada
A militante Verônica Ferreira, da Articulação Feminista Marcosur, representou a sociedade civil no comitê organizador da cúpula. Ela ressaltou que a volta dos encontros após sete anos é uma retomada, mas que precisa vir acompanhada de avanços, colocando a democracia no centro das discussões.
“[Há a] necessidade de a gente construir uma agenda democrática, porque a democracia está em risco dia sim, outro também, na nossa região”, disse.
“A agenda para o Mercosul precisa estar radicalmente centrada na participação, na democracia, no compromisso feminista, com os direitos das mulheres, em tempos de conservadorismo e fundamentalismo que avançam, com os direitos dos povos originários, dos povos indígenas, nos povos do campo e com agenda social”, completou.
Racismo e xenofobia
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, considera que a promoção da igualdade racial é também um tema econômico.
“O desenvolvimento econômico que todos os blocos de países almejam se dará como enfrentamento do racismo e xenofobia, raízes da desigualdade e da exclusão social. Não cabe mais negligenciar o custo econômico da discriminação e da exclusão racial, e entendo que a sociedade também está aqui para ratificar essa demanda”, declarou.
Democracia
A embaixadora paraguaia Helena Felip representou na abertura da cúpula o próximo país a receber do Brasil a presidência pro tempore (rotatividade semestral) do Mercosul. Ela enfatizou a participação social como elemento fundamental de sociedades democráticas.
“Para nós é muito importante esse diálogo entre governo e sociedade civil. Concebemos a participação social como um direito legítimo de cidadãos, necessário para aprofundar a democracia”, afirmou.
“Consideramos fundamental contar com mecanismos efetivos que propiciem as condições para que a sociedade organizada possa chegar a boas resoluções, para que leve adiante nosso processo de integração”, acrescentou.
Representando o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a embaixadora Gisele Padovan classificou a retomada da Cúpula Social como um processo-chave. “Um momento para escutar a sociedade civil para guiar o processo do Mercosul do futuro. Esse Mercosul precisa da sociedade, não pode ser um processo fechado conduzido apenas pelo governo”, disse.
G20 Social
Bem na entrada do Museu do Amanhã, há uma grande escultura com a inscrição “Rio Capital do G20”. É uma alusão à reunião do grupo que engloba os países com as maiores economias do mundo, marcada para novembro do ano que vem, na capital fluminense. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deixou um convite para o G20 Social, em moldes semelhantes ao encontro desta semana na cidade.
“Quanto mais movimento social, quanto mais debate, quanto mais discussão, quanto mais participação da sociedade civil nós tivermos, certamente vamos qualificar a implementação das nossas políticas públicas”, disse.
Mercosul
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um processo de integração regional que começou em 1991, formado inicialmente pela Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Nas décadas seguintes, foram aprovados os ingressos da Venezuela e Bolívia. Desde 2017, a Venezuela está suspensa pelo não cumprimento de cláusulas democráticas do bloco. A Bolívia ainda não concluiu o processo de ingresso, mas já teve a chancela dos parlamentos dos demais países. São países associados Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.
O bloco abrange uma área de 14.869.775 quilômetros quadrados (o Brasil detém 57%) e uma população de 295 milhões, sendo mais de 200 milhões de brasileiros.
Fonte: EBC Internacional
Operação da Polícia Civil mira esquema de tráfico de drogas ocultadas em meio de encomendas lícitas
Motociclista é morto com tiros na cabeça e no peito em praça de MT
Motorista por aplicativo é encontrado morto perto de carro incendiado
Motociclista fratura fêmur e pulso em batida com carro em MT
Governador em exercício destaca papel fundamental dos servidores para a eficiência do Estado
Lucas do Rio Verde
3ª etapa do Circuito de MTB em Lucas do Rio Verde estará com inscrições abertas a partir de amanhã (31)
(Foto: Ascom Prefeitura/Bruno Albuquerque) Leia Também: Lula assina acordos com Emirados Árabes Unidos
Inscrições para o edital para seleção de projetos culturais é prorrogado para o dia 06 de novembro
(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano) Leia Também: Lula assina acordos com Emirados Árabes Unidos
Prefeito de Lucas do Rio Verde destaca potencial econômico do projeto Sisbi-POA para o desenvolvimento de produtos de origem animal na região
(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze) Leia Também: Lula assina acordos com Emirados Árabes Unidos
Natal da Esperança: Inscrições prorrogadas até o dia 04 de novembro
(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano) Leia Também: Lula se reunirá com prefeito de Roma que o visitou na prisão
Jovem é agredida pelo companheiro com golpes de capacete em Lucas do Rio Verde
Na noite desta terça-feira (29), a Polícia Militar foi chamada para atender um caso de violência doméstica na Avenida da...
MAIS LIDAS DA SEMANA
- LUCAS DO RIO VERDE7 dias ago
Acidente entre ônibus e picape deixa um morto na BR-163, próximo Lucas do Rio Verde
- BRASIL21 horas ago
Vídeo chocante mostra momento em que ‘motoqueiro do grau’ morre ao fazer manobra no trânsito; veja
- CUIABÁ5 dias ago
Motociclista tenta ultrapassar, perde controle e garupa morre esmagada
- CUIABÁ6 dias ago
Homem atira no marido de sua ex em frente à residência do casal em MT; veja vídeo
- CIDADES5 dias ago
Mulher é arrastada para área de mata e estuprada em plena luz do dia em MT
- CIDADES4 dias ago
Mulher é assassinada no interior de Mato Grosso; câmera flagra suspeita fugindo; veja vídeo
- CIDADES17 horas ago
Casal e filho morrem em batida com caminhão em rodovia
- CUIABÁ16 horas ago
Confusão entre mulheres em ponto de ônibus resulta em ataque violento com faca em MT; veja vídeo