POLÍCIA
PF prende gerente de posto por vender combustível para garimpo em terra indígena
Os produtos seriam utilizados para viabilizar as atividades de garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé. A gerente do posto e um homem que transportava o combustível foram presos.
A Polícia Federal prendeu neste sábado (13), a gerente de um posto de combustíveis em Pontes e Lacerda e um um homem, de 23 anos, que comprou e transportava 623 litros óleo diesel e 40 litros de gasolina, que seriam para um garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé. A gerente foi presa por comercializar combustível sem atender as exigências da ANP.
A ação faz parte da Operação Pane Seca, que visa combater a comercialização de combustíveis fora das exigências regulamentares da ANP e o seu transporte em recipientes não certificados pelo Inmetro utilizados para viabilizar as atividades de garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé.
Durante 3 dias os policiais federais realizaram uma fiscalização em diversos postos de combustíveis nas localidades consideradas como estratégicas para adentrar à Terra Indígena em seus diversos pontos de acesso.
De acordo com as investigações os combustíveis comprados de forma irregular são levados para dentro da Terra Indígena majoritariamente por caminhonetes ou caminhões de pequeno porte. A forma é ilegal por não utilizarem recipientes que evitem a variação de temperatura e pressão, por não apresentar certificado para transporte de produtos perigosos, pelo condutor não possuir curso para transporte de produtos perigosos, por não possuir EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e sinalização apropriada no veículo.
O comércio de combustíveis a varejo e fora do tanque de combustível dos veículos automotores deve seguir a Resolução ANP nº 41/2013, sendo permitida a utilização de galões e IBC devidamente certificados pelo Inmetro. De outro lado, o transporte de combustíveis é regulamentado pela Resolução ANTT nº 5.998/2022, que além de outras exigências, determina a realização de curso pelo condutor do veículo.
A venda de combustíveis sem atender as exigências da ANP é tipificada pela lei de crimes ambientais, que tem por fim evitar que a comercialização e o transporte de tais produtos cause risco de dano ambiental. Assim as equipes policiais realizaram fiscalização em postos de abastecimento no Município de Pontes e Lacerda/MT, a 444 km de Cuiabá.
Caso sejam identificados veículos abastecendo em galões, toneis ou bombonas que não atendam à regulamentação da ANTT, para seu transporte, ou da ANP, para sua revenda, será realizada a prisão em flagrante do condutor do veículo e do gerente ou responsável pelo posto de abastecimento, nos termos do art. 56, da Lei de Crimes Ambientais.
Após o encerramento das atividades em campo as investigações terão continuidade para esclarecer se o combustível seria utilizado na atividade ilegal de extração de minério na Terra Indígena Sararé, localizado entre os municípios de Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Conquista d’Oeste.
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoNOVO LAUDO: perícia conclui que engenheiro era inimputável quando matou esposa e esfaqueou filha em Lucas do Rio Verde
-
MULHER5 dias agoHOMEM INVADE CASA E FLAGRA ESPOSA COM AMANTE NA CAMA; VEJA O VÍDEO
-
POLÍCIA7 dias agoIMAGENS FORTES! Mulher é morta a facadas pelo ex ao tenrar denunciar ameaças. VEJA VÍDEO
-
POLÍCIA7 dias agoGarota de programa é brutalmente agredida por cliente e fica em estado grave em MT
-
POLÍCIA6 dias agoJovem surta tenta matar irmã de 14 a facadas e acaba contido pela PM. VEJA VÍDEO
-
LUCAS DO RIO VERDE15 horas agoSaiba quem é o jovem que ficou em estado gravíssimo após acidente violento em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias ago“MARDITA DA PINGA”: Homem é esfaqueado no rosto durante briga em Lucas do Rio Verde
-
POLÍCIA7 dias agoSaiba quem é a jovem que foi morta a facadas pelo ex ao tentar denunciar ameaças