AGRONEGÓCIO

Brotos de bambu tem potencial alimentício na China

Publicado em

brotos-de-bambu-tem-potencial-alimenticio-na-china

A terça-feira (02.04) apresenta um quadro de chuvas mais abundantes no centro-norte do Brasil, com possibilidade de trovoadas localmente fortes, com previsão de chuvas que podem superar os 40 mm de maneira pontual.

Essas chuvas frequentes estão interrompendo os avanços nas operações em campo, especialmente na colheita da soja no MATOPIBA. Embora a alta disponibilidade de umidade no solo seja favorável às lavouras que estão no meio do ciclo, como milho safrinha, algodão, feijão e a soja plantada mais tardiamente.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Já no centro-sul, as chuvas estão sendo mais irregulares e esta é a perspectiva para esta terça. No entanto, de maneira localizada, as instabilidades podem ser fortes.

Veja o mapa de previsão e o texto por região

Região Norte

A previsão indica um deslocamento das instabilidades para setores do leste da região, com reforço das chuvas sobre o Pará e Tocantins, onde os acumulados podem se aproximar dos 40 mm de maneira pontual. Ao mesmo tempo, áreas do AMACRO devem registrar uma redução das chuvas, ainda que elas ocorram de maneira isolada e passageira. Atenção também para o norte de Roraima, onde o predomínio é de tempo firme.

Região Nordeste

As instabilidades associadas à ZCIT mantém o cenário de chuvas excessivas na faixa norte do Nordeste, com destaque para o Maranhão, Piauí, Ceará e extremo oeste de Pernambuco, onde são esperadas pancadas de chuvas com volumes acima dos 50 mm de maneira pontual. Tamb?em são esperadas chuvas volumosas no oeste e sul da Bahia, ao passo que em áreas do interior do Recôncavo Baiano e SEALBA as chuvas devem ser mais irregulares, resultando também em temperaturas mais elevadas nestas áreas.

Leia Também:  Governador de Mato Grosso defende Agronegócio e destaca investimentos

Região Centro-Oeste

Uma série de instabilidades estão favorecendo a formação das nuvens carregadas na região, desde áreas de baixa pressão até os ventos nas camadas mais altas da atmosfera. Essa combinação resulta nas condições de chuvas elevadas em todos os setores da região. Com destaque para o norte de Mato Grosso, onde as chuvas podem superar os 40 a 50 mm de maneira isolada. Por outro lado, áreas do sul e leste de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso, devem registrar pancadas de chuvas mais irregulares. Justamente , nessas áreas com chuvas mais irregulares, são esperadas temperaturas mais elevadas, na ordem dos 33 a 35°C.

Região Sudeste

O predomínio será de tempo firme em boa parte da região, com destaque para o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde o tempo deve ser firme. Pode chover, de forma isolada e passageira em áreas do sul e oeste de São Paulo, bem como no Triângulo Mineiro e Espírito Santo. No entanto, as projeções indicam condições de chuvas fortes na metade norte de Minas, com possibilidade de pontuais acima dos 30 mm no decorrer do dia. As chuvas ajudam a reduzir o calor no estado mineiro, embora as temperaturas permaneçam elevadas sobre o estado de São Paulo.

Leia Também:  CITROS/CEPEA: Recentes chuvas favorecem pomares de SP

Região Sul

A presença de uma frente fria no oceano deve influenciar as condições de tempo na metade sul do Rio Grande do Sul, com a maior presença de nebulosidade e possibilidade de chuvas. Contudo, os volumes previstos são inferiores aos 20 mm na maioria das regiões, nem chegando aos 10 mm, mas com possibilidade de pancadas localmente fortes. Além disso, os ventos oceânicos também contribuem com a formação das nuvens carregadas no litoral catarinense e paranaense, onde as chuvas devem ser expressas como pancadas isoladas e passageiras. No estado gaúcho, com a maior presença de nebulosidade as temperaturas tendem a ficar abaixo dos 30°C, enquanto que áreas de Santa Catarina e POaran?a devem ter marcas mais elevada.

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA