POLÍCIA

PF combate extração de ouro ilegal; prejuízo ao crime é de R$ 8 mi

Publicado em

Polícia Federal, Ibama, Funai e Gefron deflagraram na Terra Indígena Sararé, nos dias 19 e 20 detete mêsa Operação Incursões Sararé – Aldeia Nambikwara, que visa combater a extração ilegal de ouro e a desocupação da área atingida por garimpeiros, além de apreender maquinários e utensílios que são utilizados na garimpagem ilegal na cidade de Pontes e Lacerda, em MT. O objetivo da operação é apoiar a Funai no atendimento aos anseios da população indígena que sofre com a invasão de suas terras e o desmatamento desenfreado de suas matas, gerando desequilíbrio ambiental e poluição dos rios que perpassam a Terra Indígena.

No decorrer da operação, foram inutilizados 8 pás carregadeiras, 20 motores estacionários e geradores, 3 bombas d’águas e 2 britadeiras, de difícil remoção, que foram encontrados em toda a extensão da Terra Indígena Sararé, resultando em prejuízo de R$ 8 milhões aos criminosos. Após o encerramento das atividades em campo, as investigações prosseguirão, a fim de identificar os financiadores da atividade ilegal e descapitalizar as organizações criminosas ali presentes, que ao usurparem de ouro de origem ilegal, financiam diretamente a degradação do meio ambiente, dizimam a população indígena na região, poluem os rios que abastecem os municípios, gerando, consequentemente, um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.

Leia Também:  Após denúncia, policiais apreendem armas e munições em MT

Os investigados podem responder por Usurpação de bem da União por extrair recursos minerais sem autorização dos órgãos competentes.

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA