AGRONEGÓCIO
Seguro-desemprego para agricultor prejudicado por entressafra é aprovado
. . . . . . . . . . . . . . . 29 de August de 2024
Tech
Published
4 minutos ago
on

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados aprovou a criação do programa Chapéu de Palha Nacional favorável a agricultores e extrativistas.
A iniciativa é destinada a profissionais que ficam temporariamente desempregados devido à entressafra ou condições climáticas adversas, como inundações e queimadas, ou mesmo por conta de estados de emergência reconhecidos pelo governo.
O programa prevê a concessão de um seguro-desemprego equivalente a um salário mínimo para trabalhadores rurais desempregados.
Os beneficiários devem exercer sua atividade de forma individual ou em regime de economia familiar, não possuir outra fonte de renda e não receber benefícios continuados da Previdência ou da Assistência Social, exceto auxílio-acidente e pensão por morte. O seguro-desemprego poderá ser concedido por até cinco meses.
Parecer favorável aos agricultores
O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público ao Projeto de Lei 527/20, originalmente apresentado pelo ex-deputado Jerônimo Goergen (RS).
O parecer favorável foi da deputada Socorro Neri (PP-AC), que destacou a importância da medida para a segurança e o bem-estar dos trabalhadores rurais em situações de vulnerabilidade.
“Ao proteger esses profissionais, estamos também salvaguardando a segurança alimentar do país e a continuidade das atividades econômicas ligadas ao setor rural”, afirmou a deputada.
Fonte do financiamento
O financiamento do programa será feito com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e o Executivo poderá criar um fundo específico para o benefício. A habilitação ao seguro será realizada junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mediante apresentação de documentação comprobatória de filiação a sindicatos ou cooperativas rurais.
Além do seguro, o programa Chapéu de Palha Nacional prevê cursos de alfabetização e capacitação em saúde preventiva, economia familiar, meio ambiente, geração de renda, cidadania e reforço alimentar para os beneficiários.
O projeto seguirá para análise conclusiva das comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para ser aprovado, precisará do aval da Câmara e do Senado.

Tech
Safra de grãos 2024/25 de São Paulo deve ser 22% menor, estima Faesp
Published
44 minutos ago
on
29 de agosto de 2024

A Federação de Agricultura e Pecuária de São Paulo (Faesp) diz que estimativas para a produção paulista de grãos na safra 2023/24 mostram novo recuo nas projeções. “A produção anteriormente estimada em 8,99 milhões de toneladas agora é avaliada em 8,92 milhões de toneladas, 22,2%, ou 2,54 milhões de toneladas, menor que a anterior“, disse em nota.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
“De modo geral, todas as lavouras de grãos no estado sofreram quebra de produção nesta safra, exceto arroz, feijão 1ª safra, sorgo e triticale. Destaque para a soja, que teve queda expressiva na produção“, afirmou. A previsão é de que sejam colhidas 3,65 milhões de toneladas da oleaginosa, quebra de 25,6% em comparação com a safra anterior.
Tech
Aprosoja-MT viaja aos EUA para acompanhar o desenvolvimento da soja norte-americana
Published
1 hora ago
on
29 de agosto de 2024

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) está nos Estados Unidos em visita técnica para acompanhar a situação das lavouras de soja do país.
A equipe da entidade percorre pelo terceiro ano os estados que estão com as lavouras em fase final de desenvolvimento e conversa com os produtores norte-americanos.
Os técnicos da Associação estão percorrendo as principais unidades da federação estadunidense produtoras da oleaginosa: Illinois, Missouri, Iowa, Kansas e Nebraska.
Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicam que a atual safra deve ser melhor do que a anterior para o país. Isso porque o clima contribuiu: a primavera foi úmida para o plantio e as lavouras receberam quantidade regular de chuva.
O presidente da Aprosoja-MT, Lucas Beber, conta os detalhes da visita na entrevista acima. O tema foi um dos destaques do Programa Soja Brasil, que vai ao ar no dia 6 de setembro, às 13h30, na tela do Canal Rural. Não perca!
Tech
Projeto institui contribuição do agronegócio para investir na modernização tecnológica do setor
Published
7 horas ago
on
29 de agosto de 2024

O Projeto de Lei 1591/24 institui a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) com alíquota de 1% sobre o faturamento do agronegócio brasileiro.
Pelo texto, metade da arrecadação da Cide-Agronegócio deverá financiar o Programa de Modernização Tecnológica do Agronegócio e a Indústria de Tecnologias Agrícolas, e metade subsidiará o financiamento do seguro rural.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Pelo projeto, são contribuintes da Cide-Agronegócio:
- o produtor rural pessoa física;
- o produtor rural pessoa jurídica; e
- os importadores, fabricante e comerciantes de matérias primas e insumos destinados à produção agropecuária, de produtos agropecuários acabados, máquinas e equipamentos agrícolas e destinados à pecuária.
O tributo não incidirá sobre as receitas decorrentes da exportação.
O texto isenta ainda os produtos vendidos a empresa comercial exportadora, com o fim específico de exportação. No entanto, a empresa que, em 180 dias a contar da compra, não houver exportado os produtos, terá que pagar a Cide-Agronegócio relativa aos produtos adquiridos e não exportados.
O autor do projeto, deputado Gabriel Mota (Republicanos-RR), explica que a ideia é que todos os integrantes da cadeia produtiva contribuam para a arrecadação da Cide-Agronegócio.
“Desde o produtor rural pessoa física e pessoa jurídica, até os importadores, os fabricantes e os comerciantes de produtos e insumos agropecuários, de máquinas e equipamentos agrícolas”, afirma o parlamentar.
A Receita Federal deverá administrar e fiscalizar o recolhimento do novo tributo.
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Agro MT
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoExclusivo: vídeo mostra momento em que homem esfaqueia vítima durante confusão; um morreu e três ficaram feridos
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoBriga durante bebedeira termina com um morto, quatro esfaqueados e homem preso em Lucas
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoExclusivo: vídeo mostra homem arrastando adolescente e desferindo vários golpes de faca; vítima morreu
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoExclusivo: suspeito de matar adolescente a facadas deixou filha de 4 anos sozinha em casa
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoLucas do Rio Verde: juiz aciona MPs após comentários pedirem expulsão de nordestinos de MT e caso pode virar investigação por xenofobia
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoHomem chama esposa de “vagabunda” e “safada” e a espanca com cabo de vassoura em Lucas
-
CIDADES7 dias agoVídeo mostra duas mulheres seminuas para fora de carro em movimento em MT; veja
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoJogo termina em pancadaria e sete expulsos em Lucas do Rio Verde; VEJA VÍDEO