AGRONEGÓCIO

Trabalhadores são resgatados em meio a incêndio florestal em fazenda de MT; vídeo

Publicado em

trabalhadores-sao-resgatados-em-meio-a-incendio-florestal-em-fazenda-de-mt;-video

. . . . . . . . . . . . . . . 9 de September de 2024

Featured

Published

2 horas ago

on

Os militares usaram um sinal e a sirene da viatura para que os trabalhadores seguissem o som e fossem levados para um local seguro.

Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu uma fazenda na cidade de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, nesse sábado (7). Segundo a Polícia Militar, nove pessoas precisaram ser socorridas. Um vídeo gravado por militares mostra o momento do resgate em meio às chamas e fumaça. (Veja abaixo)

VIDEO:

Anúncio

Às equipes, testemunhas disseram que o incêndio teve início por volta de 15h, em um lado do Rio Paraguaizinho e Exú. As faíscas foram levadas pelo vento para a outra margem e se alastraram pela pastagem.

Quando os militares chegaram ao local, algumas pessoas tentavam controlar os focos de incêndio com maquinários e água, mas as chamas se alastraram de forma rápida, por causa da força do vento.

Segundo a polícia, a grande quantidade de fumaça no local dificultou o resgate, já que todas as pessoas que estavam na entrada da fazenda foram encobertas pela fumaça e os maquinistas ficaram perdidos no meio do pasto.

Os militares usaram um sinal e a sirene da viatura para que os trabalhadores seguissem o som e fossem levados para um local seguro. — Foto: Polícia Militar

Leia Também:  Custo da cesta básica aumenta em 10 das 17 capitais em junho de 2024, aponta Dieese

Os militares usaram um sinal e a sirene da viatura para que os trabalhadores seguissem o som e fossem levados para um local seguro. Após o primeiro resgate, foi feito um reagrupamento e combate ao incêndio.

Porém, momentos depois, os militares notaram que outros dois trabalhadores, entre eles um maquinista que fazia acero, ficaram cercados pela fumaça devido a força do vento, sem rádio de comunicação. Os militares entraram no pasto, realizaram o resgate e aguardaram a chegada das equipes do corpo dos Bombeiros.

Featured

Com 42,6°C, Cuiabá bate novo recorde de temperatura e lidera ranking de calor no Brasil

Published

8 horas ago

on

8 de setembro de 2024

Anúncio

Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de perigo devido à baixa umidade para 80 cidades no estado.

🥵🌡️Com 42,6°C, Cuiabá foi a cidade mais quente do Brasil nesse sábado (7) e registrou um novo recorde de calor para 2024. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o último recorde registrado na capital foi em agosto, quando a cidade marcou 41,8°C. (Veja lista completa abaixo).

  1. Cuiabá (MT) 42.6°C
  2. Santo Antônio do Leverger (MT) 41.6 °C
  3. São José do Rio Claro (MT) 41.1 °C
  4. Aquidauana (MS) 41.0 °C
  5. Coxim (MS) 41.0 °C
  6. Rosário Oeste(MT) 40.9 °C
  7. Água Clara (MS) 40.9 °C
  8. Rondonópolis(MT) 40.7 °C
  9. Porto Nacional (TO) 40.6 °C
  10. Nhumirim (MS) 40.4 °C
Leia Também:  Exportações de carne de peru brasileira registram quedas

Para este domingo (8), Cuiabá deve ter mais um dia de calor intenso, podendo chegar a 40°C. A onda de calor que atua sobre o país deve se intensificar na próxima semana e o Inmet emitiu um alerta vermelho para baixa umidade em 80 cidades do estado, com umidade relativa do ar abaixo de 12%, grande risco de incêndios florestais e à saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para a saúde humana é que a umidade fique entre 60% e 70%.

Previsão de calor para setembro

Com uma primeira semana de setembro marcada por mais uma onda de calor, a previsão indica que o mês deve ser de tempo muito seco em boa parte do país e temperaturas acima da média.

Veja a expectativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês:

As chuvas devem ficar acima da média apenas na faixa norte da região Norte, sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo e na região sul.

Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da região Norte, interior do Nordeste e oeste do Paraná, estão previstas chuvas muito próximas ou abaixo da média para o período.

O cenário também tende a favorecer o aumento do número de queimadas, que já está elevado em todo o país.

Chuvas previstas para setembro — Foto: Arte/g1

Chuvas previstas para setembro — Foto: Arte/g1

Anúncio

Para as temperaturas, a tendência é de um mês com marcas acima da média em todo o país, com possibilidade de novas ondas de calor. Em áreas do Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Piauí, as temperaturas médias podem ultrapassar os 30ºC.

Nova onda de calor deve atingir principalmente o Centro-Sul do país. — Foto: Arte/g1

Nova onda de calor deve atingir principalmente o Centro-Sul do país. — Foto: Arte/g1

Agro Mato Grosso

VÍDEO: capivara atravessa lago cheio de jacarés no Pantanal de MT

Published

8 horas ago

on

8 de setembro de 2024

Bióloga explicou que, embora possa parecer perigoso, a interação entre capivaras e jacarés é comum.

Uma capivara foi flagrada atravessando um lago, em meio a dezenas de jacarés, perto de Porto Jofre e Poconé, no Pantanal Mato-grossense, na última quinta-feira (5). O vídeo foi feito por funcionários da Concessionária de Energia de Mato Grosso, Energisa, durante uma obra da nova base de combate aos incêndios no Pantanal. (assista abaixo)

VIDEO:

Anúncio

As imagens mostram o lago com os jacarés, e o momento em que a capivara, que está “escondida” entre os animais, corre para sair da água.

A bióloga Lorena Amorim explicou que as capivaras são animais semi-aquáticos e costumam frequentar áreas próximas a rios, e, embora possa parecer perigoso, a interação entre capivaras e jacarés é comum.

“A Travessia de um corpo d´água cheio de jacarés pode ocorrer, mas não é exatamente uma “aventura” voluntária. As capivaras precisam se deslocar entre diferentes áreas em busca de alimento ou abrigo, e muitas vezes isso envolve atravessar rios, lagos”, explicou.

Lorena também disse que, devido à seca severa, “existem menos corpos d’água disponíveis e, por isso, tanto capivaras quanto jacarés se concentram em áreas menores, o que aumenta o risco desses encontros diretos”.

Capivaras: como são e onde vivem

Fêmeas de capivara mantêm modelo de

Fêmeas de capivara mantêm modelo de “creche” para cuidado dos filhotes — Foto: Erika Hingst-Zaher

A capivara é o maior roedor vegetariano do mundo, um animal adulto pode pesar 70 kg. Ela tem cabeça grande, orelhas pequenas e não possui cauda. O macho pode ser identificado por uma glândula sebácea, localizada no focinho.

A capivara se alimenta de capins e ervas comuns em várzeas e alagados. A espécie possui hábitos semiaquáticos e é excelente mergulhadora, tendo inclusive pés com pequenas membranas. Ela se reproduz na água e a usa como defesa, escondendo-se de seus predadores. Por isso, a capivara pode permanecer submersa por alguns minutos.

Em algumas regiões e até nas cidades, pela falta de predadores, muitos grupos se tornam maiores e as populações ficam fora de controle. Por outro lado, entre as décadas de 60 e 70, as capivaras foram muito caçadas, especialmente na região do Pantanal, quando a pele e o óleo delas eram comercializados para uso medicinal.

Agro Mato Grosso

Mulher e namorado são mortos e têm corpos carbonizados em MT; ex-companheiro dela é suspeito

Published

1 dia ago

Anúncio

on

7 de setembro de 2024

As vítimas foram identificadas como Gleiciane de Souza e Vanderson Alves Fichio.

Uma mulher, identificada como Gleiciane de Souza, e o namorado dela, Vanderson Alves Fichio, foram mortos a tiros e depois tiveram os corpos carbonizados, em Jaciara, a 143 km de Cuiabá, nessa sexta-feira (6). O suspeito do crime é o ex-companheiro de Gleiciane, identificado como Valdinei da Silva Santos.

Segundo a Polícia Civil, o crime foi cometido na frente dos filhos de uma das vítimas, quando o suspeito foi até a casa da ex-companheira, a arrastou para fora da residência e atirou contra ela diversas vezes.

Vítimas foram baleadas e tiveram os corpos incendiados — Foto: Reprodução

Vítimas foram baleadas e tiveram os corpos incendiados — Foto: Reprodução

Em seguida, o suspeito foi até a casa de Vanderson e atirou contra ele. Após os disparos, a vítima foi arrastada para fora da casa, onde foi baleada outra vez.

Ainda de acordo com a polícia, o suspeito tirou o carro e uma motocicleta de Vanderson para fora da casa, colocou os corpos em cima e ateou fogo.

Gleiciane era servidora da Prefeitura de Jaciara. Em nota, o munícipio lamentou a morte e prestou condolências aos familiares, amigos e colegas dela. A vítima deixa três filhos.

Agro MT

Anúncio
COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA