AGRONEGÓCIO

Corpo de Bombeiros Militar detém homem que causou incêndio em Sinop

Publicado em

corpo-de-bombeiros-militar-detem-homem-que-causou-incendio-em-sinop

. . . . . . . . . . . . . . . 12 de September de 2024

Politica

Published

3 horas ago

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) deteve, nesta terça-feira (10.09), um homem que causou um incêndio no bairro Jardim Roma, em Sinop (a 480,9 km de Cuiabá). O homem, que estava em situação de flagrante delito, recebeu voz de prisão dos militares.

A equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada para atender a ocorrência e, ao chegar ao local, deparou-se com o homem que ateou o fogo e iniciou o incêndio.

Diante do flagrante, alguns bombeiros militares realizaram a contenção do homem, enquanto os demais iniciaram o combate às chamas e extinguiram o fogo sem maiores prejuízos.

Anúncio

A Polícia Militar foi acionada e conduziu o infrator à delegacia para os procedimentos cabíveis. Causar incêndio e expor a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem a perigo é crime previsto no Código Penal Brasileiro, no artigo 250, com pena de reclusão de 3 a 6 anos.

Além disso, as queimadas em áreas urbanas não são permitidas, sendo passíveis de multa e apreensão do responsável. Em áreas rurais, o período proibitivo, de acordo com decreto do Governo do Estado, estende-se até o dia 30 de novembro deste ano.

O comandante-geral do CBMMT, Flávio Glêdson Vieira Bezerra, alerta para os prejuízos que os incêndios podem causar, seja provocando danos materiais, ambientais e até mesmo à saúde das pessoas.

“Os bombeiros militares estão enfrentando um trabalho árduo em campo. Muitas das demandas atendidas são causadas por ação humana. Estamos recebendo denúncias desses crimes e os órgãos de segurança estão identificando essas pessoas. Pedimos a colaboração da população para que não faça qualquer tipo de queimada, especialmente nesta época do ano, quando enfrentamos um período de seca severa”, ponderou o comandante.

Inquéritos

Em relação a incêndios criminosos, a Polícia Civil já instaurou 14 procedimentos investigativos para apurar esses crimes no período de 1º de janeiro a 9 de setembro deste ano. Ao todo, 17 pessoas foram detidas em flagrante, por causar incêndios em regiões de lavoura, pastagem, mata ou floresta. As prisões ocorreram em 13 municípios: Jaciara, Cuiabá, Alta Floresta, Alto Araguaia, Diamantino, Marcelândia, Nortelândia, Nova Monte Verde, Tapurah, Primavera do Leste e Rondonópolis, além de Sinop.

Fonte: Governo MT – MT

Politica

Governo e Nova Rota inauguram mais 18 km de duplicação da BR-163 e dão início a obra entre Sorriso e Sinop

Published

4 minutos ago

on

Anúncio

11 de setembro de 2024

O Governo de Mato Grosso e a Nova Rota do Oeste inauguram, nesta sexta-feira (13.09), 18 quilômetros de duplicação da BR-163 e assinam a ordem de serviço para duplicar mais um trecho de 54 quilômetros, entre Sinop e Sorriso.

Leia Também:  Radar Brangus apresentará raça a produtores durante o Show Rural

A cerimônia de assinatura será em Sorriso, às 16h, no km 749 da BR-163, com governador Mauro Mendes, o presidente do Conselho de Administração da Nova Rota, Cidinho Santos, e o diretor-presidente da Concessionária, Luciano Uchoa.

Serão investidos R$ 396 milhões para a duplicação de 54 quilômetros e recuperação da pista existente, além da construção de quatro viadutos e três pontes. Este será o quinto pacote de obras na BR-163 desde a retomada dos trabalhos, em julho de 2023.

Vale lembrar que o Governo de Mato Grosso comprou as ações da antiga Rota do Oeste, por meio da MT Par, e assumiu a concessão da rodovia, que estava com as obras de duplicação paradas há mais de 10 anos.

Serviço:

Inauguração de 18 km de duplicação da BR-163 e assinatura da ordem de serviço para início da obra entre Sinop e Sorriso

Data: sexta-feira (13.09), às 16h

Local: Av. Idemar Riedi, Loteamento Cidade Nova, em Sorriso (km 749 da BR-163 – ao lado da Havan)

Fonte: Governo MT – MT

Anúncio

Politica

Bope realiza treinamento simulado de situação de crise de roubo com reféns

Published

33 minutos ago

on

11 de setembro de 2024

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na manhã desta quarta-feira (11.09), um treinamento simulado de situação de crise de roubo com reféns, no Shopping Pantanal, em Cuiabá.

A simulação começou com um chamado via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), por parte de funcionários do estabelecimento sobre um roubo no local. Na ocasião, quatro pessoas teriam sido mantidas como reféns por dois suspeitos armados.

Conforme o comandante do Bope, tenente-coronel Frederico Correa Lima Lopes, o objetivo foi capacitar as equipes da unidade especializada para lidar de forma eficaz com situações de reféns em ambientes privados com grande fluxo de pessoas.

“A proposta era garantir uma resposta rápida e coordenada, protegendo tanto os reféns quanto os civis presentes. Esse é um treinamento muito diferente do que estamos acostumados a fazer, pois se trata de um espaço público e com maior fluxo de pessoas”, comenta o tenente-coronel Frederico.

De acordo com o major Everton Bespalez, o treinamento teve foco em técnicas de negociação, táticas de resgate e procedimentos de segurança, adaptados para os desafios específicos desses ambientes.

“Esse treinamento é muito importante para nossas equipes, pois é em um local bastante incomum de atuação do Bope por se tratar de um local público e com grande fluxo de pessoas, o que torna o desafio ainda maior para nossas equipes táticas e de negociadores”, ressaltou Bespalez.

Anúncio

Negociadora no Bope há 14 anos, a 2ª sargento PM Patrícia Queiroz relatou que é preciso muito preparo físico e psicológico para atuar nas ações de enfrentamento com reféns. A militar explica que é necessário um curso e muito preparo para integrar a equipe.

Leia Também:  Exportações de carne suína até a 3ª semana de novembro atingem 94% do total de faturamento de novembro/21

“A negociação é a primeira alternativa em situação de crise. A técnica de conversação estará sempre junto da equipe tática tentando sanar uma crise de uma forma diplomática, mantendo a calma entre as equipes, das vítimas e tentar contornar a situação com o suspeito”.

O treinamento contou com apoio do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) e do Corpo de Bombeiro. O capitão da Rotam, Victor Vênacio, também ressaltou sobre a importância do treinamento e da atuação conjunta das unidades especializadas.

“Nossa unidade sempre atuará como a primeira interventora na ocorrência, iniciando processo de negociação até a chegada do Bope. É muito importante esse trabalho conjunto das unidades para um melhor resultado no resgate das vítimas e autuação dos suspeitos”, reforçou.

Fonte: Governo MT – MT

Politica

Polícia Civil prende casal que atuava em ponto de venda de entorpecentes em Guarantã do Norte

Published

1 hora ago

on

11 de setembro de 2024

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Guarantã do Norte, prendeu um homem e apreendeu uma adolescente que atuavam com o comércio de entorpecentes, em ação realizada na tarde desta quarta-feira (11.09), no município.

Anúncio

O suspeito de 41 anos foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. A menor de 17 anos responderá pelos atos infracionais de tráfico de drogas e corrupção de menores.

A equipe de investigadores da Delegacia de Guarantã do Norte já vinha monitorando a residência do suspeito há vários dias em razão de diversas denúncias do local funcionar como ponto de venda de drogas.

Durante o monitoramento do local, nesta terça-feira (11), os policiais flagraram a jovem em atitude suspeita com pessoas que estavam em frente à residência em uma motocicleta.

Ao perceberem a presença dos policiais, os suspeitos tentaram fugir, sendo realizada a abordagem da jovem. Com ela foram apreendidas diversas porções de pasta base de cocaína, já preparadas pra venda.

Diante da situação de flagrante, foram realizadas buscas na residência, onde também foram apreendidas porções de maconha. Diante das evidências, todo material ilícito encontrado na casa foi apreendido e os suspeitos conduzidos à Delegacia de Guarantã do Norte, onde foi lavrado o flagrante.

Fonte: Governo MT – MT

Agro MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA