LUCAS DO RIO VERDE

Prefeito Miguel Vaz apresenta potencialidades de Lucas do Rio Verde para comitiva vietnamita

Publicado em

Na tarde de ontem terça-feira (19), o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz recebeu uma comitiva da empresa Dap Vinachem Corporation, do Vietnã, e empresários em um encontro que marcou um importante passo nas relações internacionais do município. A reunião teve como objetivo discutir possíveis parcerias comerciais e institucionais, com foco especial na área comercial e de tecnologia voltada para a agricultura.

Durante o encontro, Miguel Vaz apresentou as potencialidades econômicas e produtivas de Lucas do Rio Verde, enquanto a comitiva vietnamita sugeriu um futuro acordo de cooperação entre cidades-irmãs. Entre as ideias discutidas, destacaram-se a troca de tecnologias e conhecimentos para o avanço do setor agrícola, além da troca comercial, como da produção de algodão, milho e derivados, como DDGs (Dried Distillers Grains – Grãos Secos de Destilaria), de Lucas do Rio Verde, assim como de fertilizantes e pneus das empresas vietnamitas para a região. Essas eventuais negociações poderão contar com alternativas estratégicas de escoamento, como os portos do Arco Norte, com ênfase na localização de Miritituba, no estado do Pará.

Leia Também:  Vídeo flagra ladrões rendendo funcionário de hotel em MT

A Dap Vinachem é especializada na fabricação de fertilizantes, e o Vietnã já possui uma expressiva relação comercial com o Brasil. O país asiático importa do Brasil produtos como algodão, soja, milho e açúcar. Atualmente, segundo dados do Programa Cotton Brazil, cerca de 14% do algodão exportado pelo Brasil tem como destino o Vietnã, ficando atrás apenas da China. Além disso, grande parte dos pneus produzidos pelo Vietnã são exportados para o Brasil. O Vietnã está em negociação para firmar um acordo comercial com o Mercosul, o que pode ampliar ainda mais as possibilidades de troca entre as nações.

“É muito importante estreitar as relações com outros países. Essa visita representa um primeiro passo para que o Vietnã contribua com a nossa cidade, nossa região e nossa agricultura. Já exportamos algodão, milho e soja para lá, mas a ideia é intensificar essa relação comercial e atrair mais investimentos para Lucas do Rio Verde, ” afirmou o prefeito Miguel Vaz.

Participaram do encontro os representantes das empresas Dap Vinachem e Danang Rubber (RBC): Fast Nguyen, Nhut Le Hoang Khanh, Bang Van e Roger zen, e os empresários Amilton José de Oliveira, Carlos Alberto Simon, Elio Antonio Pivetta e Marco Penna e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias.

Leia Também:  Violentômetro ajuda vítimas a reconhecerem sinais de violência doméstica

Advertisement

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA