CIDADES
Índia Xavante de 40 anos testa positivo para covid-19 e gera alerta em aldeias
Uma indígena de 40 anos, nome não divulgado, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, testou positivo para a covid-19 em um teste rápido realizado na tarde dessa quarta-feira (13), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Barra do Garças (512 km da Capital).
O teste foi realizado durante uma ação de investigação e monitoramento da Vigilância Epidemiológica Municipal.
Neste momento a paciente encontra-se com o estado de saúde estável, em isolamento respiratório, na unidade de saúde.
A índia faz parte do grupo de risco ao novo coronavírus, já que tem problema renal crônico e desde 2015 faz tratamento na Casa de Saúde Indígena do município (Casai), inclusive hemodiálise no Instituto de Nefrologia do Araguaia.
Informações não oficiais apontam que há suspeita de que a paciente tenha sido contaminada pela filha, que participou no final de semana dos jogos indígenas, tendo contado com mais de 3 mil índios de toda a região na Aldeia Namukura.

O fato deixa um grave alerta porque outros índios podem ter sido contaminados e carregado o vírus a suas aldeias.
O DSEI ressaltou em uma nota que vem adotando todas as medidas de proteção junto aos seus usuários (indígenas) e profissionais para o enfrentamento da emergência de saúde pública e que nesta data os pacientes internos da Casai, bem como todos os seus profissionais, passaram a ser monitorados.
Veja nota na íntegra
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena e do Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante, informa que uma indígena de 40 anos, que estava em tratamento na Casa de Saúde Indígena (CASAI) de Barra do Garças – MT, testou positivo para o novo Coronavírus, na tarde do dia 13, por meio de teste rápido, realizado na Unidade de Pronto Atendimento daquele Município (UPA Barra do Garças), ainda sob investigação da Vigilância Epidemiológica Municipal.
A indígena é paciente de longa permanência na CASAI de Barra do Garças, desde 2015, apresentando doença renal crônica, em tratamento de hemodiálise no Instituto de Nefrologia do Araguaia. A paciente encontra-se com o estado de saúde estável no isolamento respiratório da UPA de Barra do Garças.
O DSEI Xavante vem adotando todas as medidas de proteção junto aos seus usuários (indígenas) e profissionais para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19, no âmbito de suas unidades. Ainda nesta data, a CASAI terá seus ambientes higienizados e desinfectados pelo Corpo de Bombeiros. Os pacientes internos da CASAI, bem como todos os seus profissionais passaram a ser monitorados a partir desta data.
Repórter MT
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoExclusivo: vídeo mostra momento em que homem esfaqueia vítima durante confusão; um morreu e três ficaram feridos
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoBriga durante bebedeira termina com um morto, quatro esfaqueados e homem preso em Lucas
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoExclusivo: vídeo mostra homem arrastando adolescente e desferindo vários golpes de faca; vítima morreu
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoSaiba quem é a mulher morta com 16 facadas pelo ex-companheiro em MT
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoLucas do Rio Verde: juiz aciona MPs após comentários pedirem expulsão de nordestinos de MT e caso pode virar investigação por xenofobia
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoExclusivo: suspeito de matar adolescente a facadas deixou filha de 4 anos sozinha em casa
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoHomem chama esposa de “vagabunda” e “safada” e a espanca com cabo de vassoura em Lucas
-
CIDADES5 dias agoVídeo mostra duas mulheres seminuas para fora de carro em movimento em MT; veja