BRASIL

Flávio Bolsonaro ficará sem cargo público pela primeira vez em mais de duas décadas após derrota para Lula

Publicado em

Senador pelo Rio de Janeiro não disputou a reeleição e deixa o Congresso em dezembro; ele está na vida pública desde 2003

Derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial, o senador Flávio Bolsonaro (PL), de 45 anos, vai ficar sem cargo público pela primeira vez desde 2003. Como abriu mão de disputar a reeleição ao Senado para concorrer à Presidência, ele deixa o Congresso Nacional quando o mandato terminar, no fim de 2026.

Lula e Flávio Bolsonaro
Lula (PT) venceu Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno – Fotos: Saulo Cruz/Agência Senado e Ricardo Stuckert/PR

Mais da metade da vida no Parlamento

Filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Flávio começou a carreira política muito jovem: foi eleito deputado estadual pelo Rio de Janeiro em 2002 e assumiu o mandato em 2003. Desde então, passou mais da metade da vida ocupando cargos parlamentares.

Depois de sucessivos mandatos na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), foi eleito senador em 2018. Neste ano, deixou de lado a disputa por mais um mandato no Senado para enfrentar Lula na corrida pelo Palácio do Planalto.

Leia Também:  “Não deu tempo nem de arrancar a touca da linguiça”: homem sai correndo nu após ser flagrado com mulher casada; Veja o Vídeo

Derrota e contestação

Lula foi reeleito no domingo (25) com 51,75% dos votos válidos, contra 48,25% de Flávio. Após o resultado, o senador afirmou que não reconhece a derrota e que vai pedir à Justiça a anulação da eleição, criticando a prorrogação do horário de votação determinada pelo ministro Cristiano Zanin, do STF. Ele não apresentou provas de fraude. O presidente do TSE, ministro Nunes Marques, reconheceu a vitória de Lula e afirmou haver “absoluta segurança” no processo eleitoral.

Sem mandato a partir de 2027, Flávio sai de cena num momento em que, segundo analistas, a derrota fortalece outros nomes da direita, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e a senadora eleita Michelle Bolsonaro, de olho em 2030.

Com informações da Folha de S.Paulo e do Bacci Notícias.

Anúncio [the_ad_group id="28079"]

MAIS LIDAS DA SEMANA