TENSÃO POLÍTICA
Aliado de Trump afirma que Flávio Bolsonaro chegou em segurança aos EUA e cita participação de Marco Rubio
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) teria chegado aos Estados Unidos após deixar o Brasil em meio a uma crise judicial e política. A informação foi divulgada nesta terça-feira (27) por Simón Levy, empresário mexicano e aliado do presidente norte-americano Donald Trump, que atribuiu ao secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, a articulação da operação.
“Como relatei há algumas horas, Flávio Bolsonaro chegou em segurança aos Estados Unidos”, escreveu Levy em publicação na rede social X. Ele também afirmou que o senador pretende liderar a oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir do território norte-americano.
Saída do Brasil teria ocorrido pela Argentina
Segundo informações publicadas pelo jornal argentino Infobae, Flávio teria cruzado a fronteira brasileira em direção à Argentina antes de seguir viagem em uma aeronave particular da empresa Baires Fly S.A.
A possível saída do senador passou a ser investigada depois que ele deixou de ser localizado e não entregou seus passaportes dentro do prazo determinado pela Justiça brasileira.
Até o momento, a Polícia Federal não havia identificado um registro formal de saída do parlamentar do país. A possibilidade de que ele tenha cruzado a fronteira sem passar pelos controles migratórios estava entre as hipóteses apuradas pelas autoridades.
STF havia proibido senador de deixar o país
Na segunda-feira (26), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que Flávio entregasse seus passaportes à Polícia Federal e o proibiu de deixar o Brasil.
A ordem foi expedida no contexto de uma investigação que envolve o senador e o advogado Willer Tomaz, relacionada a suspeitas de lavagem de dinheiro. A decisão tramita sob segredo de Justiça e foi divulgada pelo próprio parlamentar.
Como os documentos não foram entregues no prazo estabelecido, a Polícia Federal cancelou os passaportes do senador e informou que comunicaria o descumprimento da determinação ao ministro.
Possível pedido de asilo entra no radar
Com a divulgação de que Flávio estaria nos Estados Unidos, ganhou força a possibilidade de um pedido de asilo político ao governo de Donald Trump. A hipótese foi mencionada em relatos publicados pela imprensa, mas não havia confirmação de que o senador tivesse formalizado esse pedido.
A suposta chegada aos Estados Unidos e a alegada participação de autoridades norte-americanas na operação ainda precisam ser diferenciadas das informações oficialmente confirmadas.
O caso segue cercado de questionamentos sobre como o senador teria deixado o Brasil apesar da ordem judicial que o impedia de viajar ao exterior.
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoEXCLUSIVO: Homem é espancado a pauladas e tem 80 reais roubados em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoCerco policial: DERF prende suspeito de roubo a relojoaria e apreende arma de fogo em Lucas
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias ago“A casa caiu”: dupla leva guardas até residência e acaba presa por tráfico em Lucas do Rio Verde
-
POLÍCIA6 dias ago“Levaram a cabeça como troféu”: jovem de 21 anos tem casa invadida, é assassinado e decapitado; CENAS FORTES
-
LUCAS DO RIO VERDE1 dia agoVendedor da Gazin morre atropelado por ônibus em Lucas do Rio Verde
-
MATO GROSSO3 dias agoHomem abre fogo em carreata pró-Bolsonaro em MT; informações iniciais apontam dois mortos e quatro baleados
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoPrefeitura de Lucas do Rio Verde divulga resultado final de seletivo; veja como consultar
-
BRASIL6 dias agoCENAS FORTÍSSIMAS: Dívida acaba em morte após cadeirada e ataque a facadas entre conhecidos no Pará; VEJA VÍDEO