AGRONEGÓCIO

Alunos do programa SER Família participam da programação do estande da Setasc na Expoagro

Publicado em

alunos-do-programa-ser-familia-participam-da-programacao-do-estande-da-setasc-na-expoagro

. . . . . . . . . . . . . . . 17 de July de 2024

Politica

Published

41 segundos ago

on

Participantes do programa SER Família Criança tiveram a oportunidade de se apresentar e fazer um passeio guiado pela Associação Nelore nesta terça-feira (16.07), na 56ª Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro), em Cuiabá. As atividades integraram a programação do estande do estande de divulgação do SER Família, programa idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.

As crianças, que são atendidas na unidade do município de Poconé (104 km de Cuiabá), tiveram a oportunidade de fazer apresentações de balé e capoeira, que são duas das oficinas oferecidas pelo Programa.

A secretária de Assistência Social e Cidadania da Setasc, Grasi Paes Bugalho, ressaltou a força do Programa SER Família, e reiterou a importância da vertente de atendimento às crianças na formação e oportunidades para os alunos atendidos pelo programa.

Anúncio

“Esse projeto é uma forma de mostrar uma outra realidade para essas crianças, às vezes muito diferente da que eles vivem e a Expoagro possibilita essa oportunidade para que conheçam este campo do agronegócio, que é tão forte no nosso Estado. E aqui poderemos ter futuros engenheiros, agrônomos, zootecnistas, e isso começa também aqui, com o SER Família Criança. Então, eu agradeço ao Governo do Estado e principalmente à primeira-dama Virginia Mendes, que é a idealizadora do programa SER Família”, afirmou a secretária Grasi.

O projeto possibilita à criança, desenvolver talentos para diversas práticas, como dança, esporte e cognição. A coordenadora do SER Família Criança em Poconé, Juracy Pereira Leite, destaca a alegria e animação dela e das crianças que realizaram apresentações no evento.


Crianças da oficina de balé e capoeira na 56ª Expoagro – Wilerson Macedo/ Setasc

“Foi uma alegria e uma expectativa muito grande para os nossos alunos, que são assistidos pelo programa. Muitas delas estão tendo a oportunidade de, pela primeira vez, estar aqui em Cuiabá para realizar esta apresentação. Ficamos todos felizes e animados pelo convite, e estamos hoje aqui para trazer duas das muitas oficinas que temos lá no programa, que é o balé e a capoeira, e essa é uma oportunidade de suma importância na vida de cada criança aqui presente”, detalhou Juracy.

O projeto garante o lazer, e aprendizado da criança, por meio de práticas lúdicas e recreativas para quem é atendido por ele, como é o caso de Isabelly, de 8 anos, uma das alunas do projeto. Ela conta que o SER Família Criança a ajuda na conquista do seu sonho.

“Estou muito feliz de estar aqui, dançando balé, pois é uma coisa que eu amo fazer, era algo que eu sempre quis, e quando eu descobri que no SER Família Criança tinha essa oportunidade, eu pedi pra minha mãe me colocar, e ela me inscreveu no programa. O meu sonho é crescer e me tornar uma bailarina profissional”, concluiu.

Programação – Estande Programa SER Família:

  • 17/07 – SER família Idoso
  • 18 a 21/07 – SER Família Capacita e Sine-MT
  • 20 e 21/07 – SER Família Mulher
  • 20 e 21/07 – Piano Gente

*Com supervisão de Layse Ávila

Fonte: Governo MT – MT

Politica

Bope apreende 600 quilos de pasta base de cocaína em Várzea Grande

Published

30 minutos ago

on

Anúncio

17 de julho de 2024

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar apreendeu 600 quilos de pasta base de cocaína, na tarde desta quarta-feira (17.07), em Várzea Grande. Na ação, duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e outras três entraram em confronto com as equipes policiais.

Leia Também:  Escola de Governo oferta vagas para capacitação em eficiência organizacional

Conforme o boletim de ocorrência, o setor de inteligência do Bope recebeu informações sobre a localização de um laboratório de drogas, em uma chácara na zona rural de Várzea Grande.

Os militares se deslocaram até a região informada e constataram os fatos da denúncia, flagrando a presença de seis criminosos no local.

Durante aproximação para abordagem, os criminosos iniciaram disparos de arma de fogo contra os militares, que revidaram a ação, atingindo três suspeitos. Ainda no local, duas pessoas foram detidas e uma fugiu pela região de mata.

Dentro do suposto laboratório de drogas, o Bope encontrou a presença de dezenas de tabletes de drogas do tipo pasta base de cocaína, totalizando 600 quilos de entorpecentes.

Todo o material foi apreendido e recolhido, sendo encaminhado para a Central de Flagrantes de Várzea Grande, junto dos suspeitos detidos, para registro da ocorrência e demais providências.

Os criminosos que entraram em confronto com os militares foram socorridos e encaminhados ao Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande. O estado de saúde não foi atualizado.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Anúncio

Politica

Rotam prende dois homens em flagrante por tráfico de drogas

Published

60 minutos ago

on

17 de julho de 2024

Equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam dois homens por tráfico ilícito de drogas, em ocorrências registradas em Várzea Grande e Cuiabá, na noite desta terça-feira (16.07). Nas ações, os militares apreenderam porções de substâncias análogas a maconha e pasta base de cocaína.

Por volta de 19h, durante patrulhamento pelo bairro Mapim, as equipes de Rotam flagraram um homem que teria dispensado um material no chão ao visualizar as viaturas policiais.

Na abordagem ao suspeito, foi localizada a quantia de R$ 1,3 mil em dinheiro, que o criminoso afirmou ser de tráfico de drogas.

Os policiais recolheram o material jogado por ele e encontraram 14 porções de maconha e cinco porções de pasta base de cocaína. O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Central de Flagrantes de Várzea Grande.

Horas depois, no bairro Primeiro de Março, em Cuiabá, os militares da Rotam abordaram um homem que deixava um terreno baldio da região. O suspeito tentou fugir dos policiais, mas foi detido. Com ele foram encontradas 35 porções de maconha.

Diante da situação, a equipe deu voz de prisão ao suspeito que foi conduzido para a Central de Flagrantes de Cuiabá, com o material apreendido.

As prisões realizadas fazem parte da Operação Aquilae, deflagrada pela unidade na última segunda-feira (15).

Anúncio

A operação visa reforçar o policiamento da Região Metropolitana com patrulhamento tático realizado pelo Batalhão Rotam como meio de estágio supervisionado dos alunos que fazem parte do 26º Curso de Capacitação de Rondas Ostensivas Tático Móvel (CCRT). As ações operacionais seguem até a finalização do curso, no fim do mês de julho.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Leia Também:  TRIGO/CEPEA: Danos do clima sobre safra nacional são confirmados, e preço sobe com força

Fonte: Governo MT – MT

Politica

Sefaz divulga resultado da consulta pública sobre o orçamento de 2025

Published

1 hora ago

on

17 de julho de 2024

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) divulgou, nesta quarta-feira (17.07), o relatório da consulta pública do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício de 2025. Realizado no mês de junho, o levantamento colheu a opinião popular sobre como o Governo de Estado deve conduzir o orçamento, indicando quais políticas públicas devem ser priorizadas em cada área.

Conforme o relatório, 241 pessoas de diversos segmentos da sociedade civil responderam o questionário. Servidores públicos foram os que mais contribuíram, perfazendo 49,4% dos participantes, seguidos do cidadão comum que teve uma participação de 41,9% na consulta. Também responderam ao questionário trabalhadores de iniciativa privada, estudantes e representantes de órgãos colegiados e entidades civis.

Anúncio

Ao todo, representantes de 33 municípios participaram da consulta. Cuiabá e Várzea Grande foram as cidades com maior participação e juntas representam 68,0% das respostas colhidas.

A consulta pública é uma forma de incluir o cidadão no processo de elaboração do orçamento e de dar transparência à gestão fiscal. De acordo com o secretário do Orçamento Estadual, Ricardo Capistrano, isso possibilita que as ações de governo estejam alinhadas com a opinião popular.

“O objetivo da consulta pública do PLOA era alinhar efetivamente as ações do governo com os interesses da sociedade mato-grossense. Para isso, a pesquisa foi estruturada por regiões de planejamento doEstado para facilitar a contribuição da população, permitindo que fossem observadas as problemáticas específicas de suas realidades”, destaca Ricardo.

A consulta pública foi composta por 73 questões relacionadas a onze áreas: educação, assistência social, saúde, segurança pública, cultura, esporte e lazer, desenvolvimento econômico, agricultura, meio ambiente, infraestrutura e tecnologia e pesquisa científica. Ao responder, o participante podia escolher até três políticas públicas que considerasse prioridade.

Na área da educação, por exemplo, as principais escolhas da população foram o combate à violência no ambiente escolares e domésticos (59,1%), a escola em tempo integral (51,7%) e a capacitação de professores e demais profissionais da educação (51,2%).

Em relação aos questionamentos relacionados a política de assistência social 58,3% das escolhas foram para a ampliação de oferta de cursos de qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade. Conforme a opinião popular, o Governo também deve investir em ações de prevenção, proteção e promoção de desenvolvimento infantil na primeira infância (57%) e no aumento da oferta de vagas em cursos de capacitação profissionalizante (51,7%).

Outra área de atuação pública é a segurança. Nesse quesito, os cidadãos acham que devem ser priorizados recursos para as seguintes ações: operações de combate ao crime organizado; ações e operações conjuntas no combate, prevenção e repressão às drogas; e ações de enfrentamento a violência contra as mulheres.

Todas as questões eram de múltipla escolha, para facilitar a participação. Além das alternativas, o cidadão também podia deixar sugestões de melhorias que não estavam elencadas entre as opções.

Os dados coletados e sugestões recebidas foram analisadas pela Secretaria Adjunta do Orçamento Estadual e disponibilizados para as demais secretarias e órgãos do Executivo para subsidiar a construção dos seus respectivos orçamentos. O resultado da consulta pública pode ser conferido na íntegra no site da Secretaria de Fazenda.

Agro MT

Anúncio
COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA