AGRONEGÓCIO

Arquivo Público disponibiliza acervos que relatam mais de 300 anos da história de MT

Publicado em

arquivo-publico-disponibiliza-acervos-que-relatam-mais-de-300-anos-da-historia-de-mt

Com o objetivo de fortalecer as ações de vacinação em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza a 2ª Jornada Estadual de Imunização nos dias 11 e 12 de junho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento conta com a participação de mais de 150 gestores da Saúde Pública e debate estratégias para o aumento das coberturas vacinais no Estado.

A solenidade de abertura da jornada ocorreu na manhã desta terça-feira (11.06) e contou com a presença de autoridades das esferas federal, estadual e municipal, além da contribuição de representantes de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo, destacou a importância do debate acerca da imunização. “Há alguns anos, nós discutíamos como poderíamos manter ou melhorar o serviço que prestávamos. Hoje nós temos que reavaliar quais são as estratégias que vão nos fazer chegar novamente àquele status de qualidade e de efetividade dentro do processo de imunização. Nesse sentido, é preciso repensarmos muitas práticas e esse evento contribui para esse debate”, declarou.

Além disso, o gestor enfatizou que a SES pode auxiliar as gestões municipais quanto à melhoria da infraestrutura para a imunização da população. “Nós temos uma frente de investimento em imunização na SES, que é voltada para investir especificamente em infraestrutura de imunização, então este é um ponto que devemos discutir e incluir no nosso plano estratégico”, acrescentou.

A coordenadora de Incorporação Científica e Imunização do departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Ana Catarina Melo, esteve presente no evento e parabenizou a mobilização do Estado para a 2ª Jornada Estadual.

“O Estado avança quando propõe um momento como esse, para que os seus municípios consigam de fato melhorar o entendimento da imunização e, com isso, refletir na ponta, que é o que queremos. O nosso grande objetivo aqui é melhorar as coberturas vacinais. O Brasil vem melhorando, mas precisamos chegar aos padrões que tínhamos há tempos atrás, em que o mínimo era de 95% de cobertura”, destacou.

Leia Também:  Apesar das intempéries climáticas, plantio da soja no Brasil atingiu 30% da área prevista

Já o procurador-geral substituto do TCE-MT, William Brito, reconheceu e enalteceu a iniciativa do Estado, ao enfatizar a importância de se aprimorar a comunicação com a população.

“É uma grande satisfação participar deste evento, vendo que o Estado do Mato Grosso e também todas as Secretarias Municipais estão engajados e imbuídos em fortalecer a imunização, principalmente das crianças. De uns poucos anos para cá, principalmente nesse momento da Covid-19, tivemos vários momentos de informações falsas, muitas informações equivocadas sobre os benefícios da vacinação. Então, um trabalho como esse é fundamental e é importantíssimo que melhore uma coisa: a comunicação com a sociedade, dos benefícios da imunização”, disse.

A secretária municipal de Saúde de Santa Rita do Trivelato e representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Tahis Pelisão, também agradeceu ao Estado pela ação. “Agradecer ao Governo de Mato Grosso, ao Ministério da Saúde, por esse evento, por estarmos nos estimulando cada vez mais a buscar a vacinação.”

Anúncio

Programação da 2ª Jornada de Imunização

A 2ª Jornada Estadual de Imunização contará com palestras conduzidas por diversos profissionais de saúde durante os dias 11 e 12 de junho.

As palestras iniciaram às 9h30 desta terça-feira (11), com a explanação da representante do Ministério da Saúde, Ana Catarina Melo, que abordou as ações estratégicas do Departamento do Programa Nacional de Imunização para alcançar as coberturas vacinais. A palestra de encerramento da manhã foi ministrada pelo também representante do Ministério da Saúde, Jadher Percio, que falou sobre a hesitação vacinal.

Leia Também:  Governo conclui 81 km de asfalto novo na MT-170 após estadualização

Já a programação da tarde começará às 13h com a palestra “Vacinação contra a Covid-19: diferentes vacinas e diferentes públicos-alvo”, apresentada pelo presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Renato Kfouri. Em seguida, a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), Mônica Levi, discutirá as atualizações sobre a vacinação contra o HPV.

As atividades da tarde continuarão até às 17h30, quando a programação será encerrada com a visitação aos banners expostos no evento.

Na quarta-feira (12), a Jornada terá início às 7h30, com a palestra “Atualizações do Calendário Nacional de Vacinação em 2024 com ênfase nas vacinas BCG e Dengue”, ministrada por Ana Catarina Melo. Ainda pela manhã, a representante do Instituto Butantã, Mayra Moura, apresentará a palestra “Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI): a importância da enfermagem na condução, gerenciamento e notificação”.

As atividades da manhã serão encerradas com a palestra da enfermeira e doutora pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Mônica Taminato, sobre “Biossegurança na sala de vacinação”.

No período da tarde, o promotor de justiça Milton Mattos da Silveira falará sobre a presença do Ministério Público nas ações de promoção da vacinação, seguido pelo auditor público, Denisvaldo Mendes Ramos, que abordará “A auditoria do Tribunal de Contas de Mato Grosso sobre o Programa Nacional de Imunizações e seus reflexos nos municípios mato-grossenses”.

Durante o evento, também será apresentado os fluxos e resultados do programa Imuniza Mais MT. A Jornada será encerrada às 17h30, com a premiação das iniciativas que foram expostas em banners.

Veja a programação completa em anexo.

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA