AGRONEGÓCIO
Dupla é presa com 100 kg de mercúrio destinado a garimpo ilegal em terra indígena de MT | Mato Grosso
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens que transportava 100 kg de mercúrio destinado ao abastecimento de garimpos ilegais na região da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, nesta terça-feira (27).
Segundo a Polícia Federal, um motorista de aplicativo foi abordado durante uma fiscalização de rotina. O passageiro no banco traseiro do veículo levava cinco sacos de pano com diversos frascos com mercúrio e confessou que o material ilícito saiu de Ariquemes (RO) para Mato Grosso.
O suspeito indicou o local em que se encontraria com o proprietário do mercúrio para entregar a encomenda, e as equipes foram até o local. O suspeito declarou que adquiriu o metal em Porto Velho (RO) por R$ 30 mil e comercializaria em Pontes e Lacerda.
A dupla de suspeitos e o motorista foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal em Cáceres, a 250 km de Cuiabá. O motorista foi liberado por não ter participação no crime.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/M/S/PFA3LORneltGuzTQGEow/whatsapp-image-2024-02-27-at-10.54.32.jpeg)
A dupla de suspeitos responderá pelos crimes de transporte irregular de defensivo agrícola e, somadas, as penas chegam a 9 anos de prisão.
A Polícia Federal investiga o caso.
Terra Indígena Sararé
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/y/r/VAO9AJQb2IiAVdCsz0Vg/whatsapp-image-2020-06-12-at-17.43.23.jpeg)
A Terra Indígena Sararé é localizada por três municípios de Mato Grosso, Conquista D’Oeste, Vila Bela da Santíssima Trindade e Nova Lacerda, segundo o Instituto Socioambiental (ISA). Com população de 188 pessoas é alvo constante de garimpo ilegal e desmatamentos.
Em 2023, a Justiça Federal condenou a União, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Cooperativa de Garimpeiros e Produtores de Ouro Vale do Sararé e a Mineração Santa Elina Indústria e Comércio por garimpo ilegal na Terra Indígena.
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), responsável pela ação, todos os envolvidos deverão ressarcir e ser responsabilizados pelos prejuízos causados ao meio ambiente e ao povo indígena “Nambikwara”, em razão do desmatamento feito para abrir lavras de garimpagem na terra.
Em setembro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) destruiu ao menos 16 escavadeiras hidráulicas e uma balsa de mergulho usadas em garimpos ilegais na Terra Indígena Sararé, em Conquista D’Oeste, a 571 km de Cuiabá.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/E/X/WabDJASMuK46L9gdiHsA/762e3452-2ad0-4ef5-a76e-1052c843011b.jpeg)
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoExclusivo: vídeo mostra momento em que homem esfaqueia vítima durante confusão; um morreu e três ficaram feridos
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoBriga durante bebedeira termina com um morto, quatro esfaqueados e homem preso em Lucas
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoExclusivo: vídeo mostra homem arrastando adolescente e desferindo vários golpes de faca; vítima morreu
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoExclusivo: suspeito de matar adolescente a facadas deixou filha de 4 anos sozinha em casa
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoJogo termina em pancadaria e sete expulsos em Lucas do Rio Verde; VEJA VÍDEO
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoMorador de Lucas tenta se cadastrar na 99 e descobre conta com seus dados e mais de mil corridas
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoCemitério de Lucas do Rio Verde terá mudanças para o Dia de Finados; veja horários e missas
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoPadrasto é preso após espancar adolescente com mangueira em Lucas do Rio Verde