AGRONEGÓCIO

Mato Grosso é líder em 3 dos 7 alimentos que tornam Brasil “celeiro do mundo”

Publicado em

mato-grosso-e-lider-em-3-dos-7-alimentos-que-tornam-brasil-“celeiro-do-mundo”

Mato Grosso contribui de forma direta por liderar dentro do Brasil a produção de soja, milho, carne bovina, algodão e etanol de milho

Conteúdo/ODOC – Um recente relatório do BTG Pactual apontou que o Brasil lidera a produção de sete alimentos se tornando o “celeiro do mundo” e alimenta cerca de 11% da população mundial. O país é maior exportador mundial de soja (56% das exportações totais), milho (31%), café (27%), açúcar (44%), suco de laranja (76%), carne bovina (24%) e carne de frango (33%). Além disso, é vice-líder nas vendas de outras duas commodities: etanol e algodão.

Mato Grosso contribui de forma direta por liderar dentro do Brasil a produção de soja, milho, carne bovina, algodão e etanol de milho.

Com pouco mais de 200 milhões de habitantes, país hoje produz alimentos suficientes para necessidades calóricas de aproximadamente 900 milhões de pessoas.

Um dos pontos destacados na projeção é o notável crescimento da produção agrícola brasileira ao longo dos anos. Desde 1977, a produção de grãos aumentou de forma espetacular, passando de 47 milhões de toneladas para impressionantes 312 milhões de toneladas. Esse crescimento exponencial evidencia o que o relatório chama de “milagre da agricultura tropical brasileira”.

Leia Também:  Cana: Mato Grosso do Sul alcança 46,3 milhões de toneladas

A produtividade agrícola aumentou 58% desde o ano 2000 — no mesmo período o crescimento foi de 37% nos países emergentes e de 32% nas economias avançadas. Ainda conforme o levantamento do banco, apenas 8% do território brasileiro é ocupado por cultivos – a proporção é de 14% na Argentina, 18% nos Estados Unidos e na China, 58% na França e 61% na Índia. Para a safra 2023/24, 67% dos recursos para financiamento são privados e apenas 33% têm origem no governo.

Outro aspecto crucial é a eficiência e a sustentabilidade do setor agrícola brasileiro. Apesar de ocupar apenas 8% do território nacional para cultivos, o Brasil é capaz de produzir alimentos suficientes para as necessidades 11% da população mundial. Em Mato Grosso, 62% das florestas estão em pé, mesmo sendo o maior produtor de alimentos do Brasil.

Apesar dos sucessos, o estudo também identifica desafios a serem enfrentados pelo setor agrícola brasileiro. A degradação das pastagens, por exemplo, é uma preocupação, com cerca de 40% dos hectares utilizados para a criação de gado classificados como moderadamente ou severamente degradados. No entanto, esse desafio apresenta uma oportunidade para a conversão dessas áreas em terras agricultáveis, aumentando ainda mais a produção agrícola do país.

Leia Também:  Aumento de 12,2% do diesel diminui poder de compra dos produtores, segundo o Cepea

Anúncio
COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA