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Montadora chinesa lança picape híbrida e tem planos para o agro brasileiro

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Picape chinesa

A picape foi batizada de Shark, ou tubarão em inglês, porque traz no seu design a inspiração agressiva do predador do mar.

O veículo tem 5,45 metros de comprimento, faróis full LED, rodas aro 18 e capacidade de caçamba para 1.450 litros.

O motor tem 430 cavalos e atinge 100 km/h em apenas 5,7 segundos. Movido tanto a gasolina como a eletricidade, promete uma autonomia de 840 km, sendo 100 km exclusivamente com as baterias.

Segundo a montadora chinesa, que é a maior fabricante de carros híbridos do mundo, a primeira picape híbrida no Brasil estará disponível no segundo semestre, mas ainda não revelou o preço. A BYD já trabalha em uma nova versão que substitui a gasolina pelo etanol.

No Brasil, os SUVs, ou utilitários esportivos, grupo em que estão inseridas as picapes, representam quase a metade (45,49%) dos veículos emplacados no Brasil em 2023.

No caso dessa picape chinesa, além de ser um carro forte e robusto para enfrentar o off-road, ou fora de estrada, ela tem uma tecnologia embarcada que garante conforto e segurança: bancos largos, bem acabados e que podem ser aquecidos, uma câmera panorâmica de 360 graus que permite ao condutor observar os arredores e a parte inferior do veículo, facilitando a seleção da melhor rota durante a condução off-road, sensores dianteiros com alerta de colisão, painel multimídia com comando de voz para selecionar o tipo de terreno, regulagem da suspensão, controle do som, ar-condicionado e GPS.

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O veículo pode ser ligado pelo smartphone, sem necessidade de uma chave física. Ah, tem até microfones para karaokê!

Sustentabilidade

A busca pela sustentabilidade é algo cada vez mais presente no agro. Não só na formação das lavouras, mas também nas máquinas que são utilizadas pelos produtores.

Na última edição da Agrishow em Ribeirão Preto, o público pôde conhecer o primeiro trator 100% elétrico do mundo e um outro movido a biometano. Nos últimos três anos, a procura por veículos elétricos ou híbridos vem aumentando no Brasil.

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Em 2020 foram 19.700 unidades vendidas, em 2021, 35 mil, em 2022, 49.200 e em 2023, 88.900. Para 2024, a previsão é de 142 mil.

Mesmo assim, ainda representam menos de 1% do mercado automobilístico brasileiro. Para que o crescimento seja mais rápido, é preciso que haja uma política nacional de eletromobilidade para incentivar a transição do veículo a combustão para o elétrico.

*Jornalista viajou à convite da BYD.

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