AGRONEGÓCIO

MT apresenta no Ceará modelo de captação e leilão de bens apreendidos em ações contra o tráfico de drogas

Publicado em

mt-apresenta-no-ceara-modelo-de-captacao-e-leilao-de-bens-apreendidos-em-acoes-contra-o-trafico-de-drogas

. . . . . . . . . . . . . . . 27 de June de 2024

Politica

Published

3 horas ago

on

A Secretaria Estadual de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), referência na captação e leilão de bens provenientes do tráfico de drogas e de organizações criminosas, apresentou nesta terça-feira (25.06), em Fortaleza, no Ceará, o modelo implantado pelo Governo de Mato Grosso para a descapitalização do crime organizado.

A apresentação fez parte das atividades da Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas e ocorreu durante o seminário de lançamento do 1º Plano de Políticas Sobre Drogas do Ceará. O evento foi promovido conjuntamente com o 2º Encontro de Conselhos Municipais de Políticas Sobre Drogas.

A secretária-adjunta de Justiça de Mato Grosso, Lenice Silva dos Santos, fez sua explanação em formato de palestra. Lenice explicou, por exemplo, como o Governo Estadual conseguiu, em pouco mais de cinco anos, entre 2019 e junho de 2024, arrecadar R$ 169 milhões captando e levando a leilão carros, casas, fazendas e até aviões usados no tráfico de drogas que foram confiscados judicialmente.

Anúncio

“Estamos mostrando ao país como saímos de um cenário sem fundos, ou seja, sem nada de recursos, para nos tornar exemplo”, assinalou Lenice. Ela explicou que as alterações na Lei do Fundo Estadual, que o governador Mauro Mendes propôs junto com a Secretaria de Segurança Pública, e a reestrutura no setor, geraram como resposta o aumento da captação de ativos que agora chama a atenção de outros gestores.

Atualmente, a Secretaria Adjunta de Justiça (Saju-MT) faz a verificação de veículos in loco, nas delegacias de Mato Grosso. Em apoio à Polícia Civil, responsável pelos inquéritos aos quais os bens estão vinculados, uma equipe da Saju analisa a situação legal dos veículos apreendidos e antecipa os procedimentos de alienação e leilão junto ao Poder Judiciário.

Há ainda, a Comissão de Ativos que tem como uma das atribuições a análise das condições dos bens e o encaminhamento da destinação, inclusive dos que estão sem condições de uso. De acordo com ela, os bens considerados inservíveis rendem verbas ao Estado. Este ano, lembra Lenice, com dois leilões de veículos inservíveis foram arrecadados cerca de R$ 900 mil.

O aumento da arrecadação com leilões significa mais dinheiro do crime retornando para a sociedade em forma de equipamentos para fortalecer as ações das forças policiais, promover educação contra as drogas, oferecer atendimento aos dependentes químicos, entre outros serviços.

Segundo a secretaria-adjunta, Mato Grosso é um dos poucos estados que tem pátio público para guardar os veículos e bens apreendidos do crime organizado até que sejam levados à leilão. Com recurso dos próprios leilões, o Governo do Estado já está finalizando a construção de mais um galdão para receber novos bens.

Nesta quarta-feira (26.06), em Brasília, Lenice Santos participa do Seminário Internacional de Políticas sobre Drogas orientadas ao Desenvolvimento, evento do Governo Federal.

Politica

Jogos Paralímpicos Mato-grossenses reúne atletas com deficiência a partir desta quinta (27)

Published

18 minutos ago

on

26 de junho de 2024

Anúncio

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) promove, de quinta a domingo (27 a 30.06), a primeira edição dos Jogos Paralímpicos Mato-grossenses. A competição esportiva reunirá pessoas com deficiências física, intelectual e visual em disputas no atletismo, natação, goalball, tênis de mesa, bocha, badminton, halterofilismo e judô.

A abertura oficial do evento ocorre na quinta (27), às 18h30, no ginásio Fiotão, em Várzea Grande. O município é parceiro da Secel na realização dos Jogos Paralímpicos Mato-grossenses.

Leia Também:  FRANGO/CEPEA: Preço da carne recua; exportação de 2023 é recorde

“Será um momento muito especial. É a primeira edição de uma competição paralímpica estadual, trazendo inclusão e possibilitando a revelação de novos talentos esportivos, além do incentivo à prática de esporte por pessoas com deficiência. Convidamos a todos para prestigiar e conhecer as modalidades do paradesporto”, enfatiza o secretário da Secel, David Moura.

Participam das competições mais de 200 atletas com deficiência, representando os municípios de Alta Floresta, Alto Paraguai, Alto Garças, Brasnorte, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Paranatinga, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande.

Divididas por faixa etária, as disputas abrangem as categorias sub-11, sub-14, sub-16 e sub-18, com atletas de 9 a 17 anos. Haverá também disputas nas categorias adulto master (18 a 35 anos) e absoluto (36 anos ou mais).

Além da disputa por títulos de campeões mato-grossenses, a competição também servirá de seletiva para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que são promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

As datas e horários das competições são distribuídas de acordo com modalidades.

Confira a programação:

Sexta-feira (28)
Atletismo: 8h às 12h, no Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá
Natação: 14h às 18h, na piscina olímpica da UFMT, em Cuiabá
Bocha: 8h às 12h e 14h às 18h, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Várzea Grande
Parabadminton: 8h às 12h e 14h às 18h, no ginásio Fiotão, em Várzea Grande

Sábado (29)
Goalball: 8h às 12h e 14h às 18h, no ginásio Fiotão, em Várzea Grande
Halterofilismo: 8h às 12h, na Academia Mídia, bairro Costa Verde, em Várzea Grande

Anúncio

Domingo (30)
Judô: 8h às 12h, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Várzea Grande
Tênis de mesa: 8h às 12h, no ginásio Fiotão, em Várzea Grande

Fonte: Governo MT – MT

Politica

Prazo para conclusão de processos de primeira habilitação no Detran-MT termina em dezembro

Published

47 minutos ago

on

26 de junho de 2024

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu que o prazo para a conclusão dos processos de primeira habilitação, iniciados entre 2019 e 2023, no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), termina em dezembro de 2024. A Deliberação nº 271 do Contran, publicada em 27 de dezembro de 2023, prorrogou os prazos de todos os processos ativos por mais um ano.

O diretor de Habilitação e Veículos do Detran-MT, Alessandro de Andrade, destaca que os candidatos que tiveram seus processos prorrogados devido à pandemia de Covid-19 devem finalizar suas etapas até o prazo estipulado. Atualmente, existem 87.249 processos em aberto, de 2019 a 2023, que podem ser cancelados caso não sejam concluídos a tempo. “Esses candidatos correm o risco de perder todas as etapas realizadas e precisarão iniciar um novo processo de habilitação”, alerta Alessandro.

O Detran-MT recomenda que os candidatos procurem seus CFCs para finalizar os processos ao longo do ano. Agendar exames na última hora pode resultar em transtornos, especialmente com a maior procura nos meses finais de 2024. Alessandro de Andrade observa que, nos primeiros meses de 2024, houve uma queda nos agendamentos para a prova prática. “Em Cuiabá, oferecemos 150 vagas diárias para a prova prática, mas apenas 50% são preenchidas”, comenta o diretor.

Candidatos em processo de obtenção da CNH em mais de uma categoria, mas que forem aprovados em pelo menos uma até 31 de dezembro de 2024, terão a CNH emitida para a categoria aprovada. Para adicionar outras categorias, será necessário iniciar um novo processo, incluindo novos exames de saúde, curso e prova prática.

Anúncio

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, informa que a instituição está empenhada em atender todos os candidatos que já podem realizar a prova prática. “Realizamos exames teóricos diariamente em 70 municípios e ampliamos as bancas examinadoras práticas. No entanto, aconselhamos que os candidatos não deixem para a última hora, pois atendemos 126 municípios e o número de vagas por turma é limitado”, orienta Vasconcelos.

Leia Também:  ‘Vitória para a sociedade’, diz Aprosoja Brasil sobre devolução da MP do Pis/Cofins

Para os processos de primeira habilitação iniciados em 2024, o prazo para conclusão é de 12 meses, sem possibilidade de reativação ou prorrogação, conforme a portaria nº 357 de 2023 da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Os candidatos devem estar atentos aos prazos e buscar finalizar seus processos de habilitação o quanto antes para evitar contratempos. A conclusão dentro do prazo estipulado é essencial para garantir a emissão da CNH e evitar a necessidade de reiniciar o processo.

Featured

Primeira – dama de MT recebe a maior homenagem paradesportiva ‘A Better World Through Ju-Jitsu’ do austríaco Christian Horvath

Published

58 minutos ago

on

26 de junho de 2024

O austríaco Christian Horvath-Portele, é o 3º homem mais influente no Jiu-Jitsu Internacional do mundo, ele reconheceu a primeira -dama Virginia Mendes como Madrinha Internacional

Durante a sessão solene na Câmara Federal à Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP), a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, foi homenageada com o 26º Botom da Federação Internacional de Jiu-Jitsu, através do membro do Comitê do Comitê Paralímpico Internacional, Christian Horvath-Portele, nesta terça-feira (25.06).

Christian destacou a importância do Pim ‘Ju-Jitsu For Good, A Better World Through Ju-Jitsu’ (Jiu-Jitsu para o bem, Um Mundo Melhor Através do Jiu-Jitsu) e agradeceu à primeira-dama Virginia Mendes por sua contribuição à causa inclusiva.

Anúncio

“Através do Elcirley, conhecemos o trabalho da primeira-dama Virginia Mendes com o programa SER Família Inclusivo, que já é reconhecido internacionalmente. Por esse motivo, concedemos a ela este botom, em todo mundo já entregamos 25, sendo um em casa país, e ela será a única do Brasil a ter o símbolo mundial, que simboliza o compromisso que temos com o esporte. É como se fosse a maior medalha internacional”, explicou Christian.

Virginia Mendes agradeceu o reconhecimento e comprometeu-se a intensificar as ações junto ao Comitê Internacional e à FBJJP. “Quanto orgulho e erro receber um símbolo tão nobre. O SER Família Inclusivo tem a missão de tornar as pessoas com deficiência cada vez mais visíveis e não invisíveis, para que sejam notadas, respeitadas e não tratadas como deficientes, mas como eficientes. Porque qualquer oportunidade que elas têm acesso são eficientes. Porque nada é sobre nós sem nós. Gratidão por esse reconhecimento”, agradeceu Virginia Mendes.

Osmary de Souza, representante de Goiás, bicampeão mundial e brasileiro, expressou à primeira-dama Virginia Mendes a admiração pelo seu trabalho e a convidou para compartilhar sua experiência em seu estado. “Virginia, trouxe um presente para você de nosso estado, e gostaríamos que você compartilhasse um pouco do que viu e sentiu do Parajiu-Jitsu em Mato Grosso, para iniciarmos uma conversa com a primeira-dama de nosso estado.”

O Comitê Paralímpico Internacional é o órgão que governa o esporte paralímpico globalmente. Sua função é organizar os Jogos Paralímpicos de Verão e de Inverno, além de servir como federação internacional para dez modalidades, organizando Campeonatos Mundiais e outras competições. Na oportunidade, Virginia Mendes também foi convidada para participar das competições internacionais que serão sediadas no Rio de Janeiro, além de duas competições que acontecerão ainda este ano na Grécia e nos Emirados Árabes, onde ela será apresentada como Madrinha Internacional do Parajiu-jitsu.

Agro MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA