Search
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Nova rodada de instabilidades traz possibilidade de granizo

Publicado em

nova-rodada-de-instabilidades-traz-possibilidade-de-granizo

O xarvio® Digital Farming Solutions, marca global de agricultura digital da BASF, participa da Agrishow 2024 com três lançamentos para facilitar a vida do produtor rural: Mapas de Semeadura em Taxa Variável, Gestão Nutricional do Talhão e Mapeamento Digital de Plantas Daninhas, agora para cana-de-açúcar com fechamento de entrelinhas (cana alta). As três tecnologias estão disponíveis no pacote PREMIUM da plataforma xarvio® FIELD MANAGER.

Semeadura em Taxa Variável contribui para a produtividade no campo

A solução de Semeadura em Taxa Variável do xarvio® contribui para aumentar a produtividade e a rentabilidade do agricultor de soja, milho e algodão.Sua tecnologia mapeia o potencial produtivo de cada parte do talhão, com base em imagens de satélite. Isso permite ao produtor realizar o plantio em taxa variável, otimizando a densidade de semeadura de acordo com o potencial produtivo de cada região.

Esta abordagem pode também aumentar a eficiência no uso de insumos e melhorar a uniformidade do campo. Em campos experimentais, os resultados das últimas safras são expressivos: 2,2% de incremento médio na produtividade de soja, 2,4% na produtividade de algodão e 5,4% na produtividade de milho.

Tecnologia para uma gestão nutricional mais precisa

O lançamento para Gestão Nutricional do Talhão chega para elevar a produtividade do sistema de cultivo soja-milho, por meio de um pacote de ferramentas para todas as etapas da nutrição.

A tecnologia utiliza o Powerzone – interpolação de mapas de satélite de potencial produtivo, com dados desde 2016 – como base de um método inovador para conhecer as zonas do talhão de forma mais eficaz, rápida e prática.

O resultado é uma coleta otimizada de solo e uma recomendação digital de fertilizantes e corretivos de pH em taxas variáveis. Isso possibilita maior retorno sobre o investimento e redução dos custos operacionais, além de um menor impacto ambiental.

Leia Também:  Safra de grãos de Minas Gerais deve atingir 13,6 milhões de toneladas

A nova solução proporciona uma economia de 40% nos custos de coleta e análise de solo, com a mesma performance agronômica em comparação com o método tradicional – a chamada coleta em grid com retirada de uma amostra de solo a cada 4 hectares. A economia é ainda maior em comparação com a coleta em grid com uma amostra retirada a cada 2 hectares (62%) e com uma amostra por hectare (77%).

Anúncio

Com a utilização da nova tecnologia, o aumento na produtividade chega a 4,37% no cultivo de milho e 1,18% no cultivo de soja, em comparação com o método de adubação tradicional.

Além dos dois lançamentos, a solução de Mapeamento Digital de Plantas Daninhas recebe uma atualização, sendo disponibilizada também para cana-de-açúcar alta (entrelinhas fechadas). Os resultados dos testes em campo comercial indicaram uma otimização média de insumos na ordem de 90% com a utilização da solução.

“Com a plataforma xarvio® FIELD MANAGER, o produtor tem acesso a uma gama completa de soluções digitais para o planejamento da safra, desde o plantio até a colheita. Tudo na mesma plataforma, o que facilita muito o acompanhamento da lavoura, a tomada de decisões e a mensuração dos resultados. Com as novas tecnologias, seguimos com o compromisso de ser a plataforma de agricultura digital mais completa para os principais cultivos do Brasil”, afirma Ricardo Arruda, Gerente de Tecnologia Agronômica do xarvio® Digital Farming Solutions Brasil.

Soluções digitais contribuem para uma agricultura mais sustentável

Os algoritmos do xarvio®, em constante desenvolvimento a partir de expertises de campo de mais de 25 anos, são utilizados em conjunto com mapas digitais produzidos a partir de imagens de drones e de satélites. Estas tecnologias em conjunto permitem o melhor acompanhamento da produção, com menos riscos e mais segurança para o planejamento e para as tomadas de decisão.

Leia Também:  CITROS/CEPEA: Valores das laranjas estão enfraquecidos

“As metas da BASF para uma agricultura mais sustentável incluem a ampliação do uso de tecnologias digitais, criando uma oferta robusta em soluções para agricultura. Com a plataforma xarvio® FIELD MANAGER, a otimização dos recursos possibilita um gerenciamento agronômico mais efetivo das safras, gerando economia de insumos agrícolas, horas de uso máquina, água e combustível, ao mesmo tempo que traz mais uniformidade da lavoura e maior produtividade. Isso acontece porque temos uma visão holística da agricultura e das necessidades do agricultor”, comenta Almir Araújo, diretor de Digital, Novos Modelos de Negócios e Excelência Comercial da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina.

Além das novas tecnologias, o estande do xarvio® na Agrishow apresenta também o atual portfólio de soluções digitais da empresa e a ferramenta conecta.ag, o ecossistema de serviços para o agronegócio da BASF. O conecta.ag disponibiliza um ambiente completo para parceiros de negócio e agricultores encontrarem as melhores opções para tecnologias no agro.

A plataforma tem como objetivo acompanhar o produtor rural em todas as fases de seu negócio, desde as compras de insumos e a contratação de soluções financeiras, até consultas técnicas por meio de parcerias. O ecossistema conecta.ag conta também com um programa de relacionamento e incentivos, com mais de 270 mil produtos para resgate.

A Agrishow é realizada em Ribeirão Preto – SP, entre os dias 29 de abril e 03 de maio.

!function (f, b, e, v, n, t, s)
if (f.fbq) return; n = f.fbq = function ()
n.callMethod ?
n.callMethod.apply(n, arguments) : n.queue.push(arguments)
;
if (!f._fbq) f._fbq = n; n.push = n; n.loaded = !0; n.version = ‘2.0’;
n.queue = []; t = b.createElement(e); t.async = !0;
t.src = v; s = b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t, s)
(window, document, ‘script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘522546078623747’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA