AGRONEGÓCIO

O destaque da mulher na produção agrícola de alta qualidade

Publicado em

As características extraordinárias de cada mulher que se liga ao mundo agrícola são o amor à sua terra de origem, a atenção à qualidade dos produtos e processos de produção, o empenho na transmissão das colheitas às novas gerações e a inovação, uma característica determinante do empreendedorismo feminino.

 

 

E este é o caso de Michele Melchior Andretta que optou em manter as tradições agrícolas herdadas de seu pai Dorval Melchior, acrescentando mais tecnologia e técnicas sustentáveis na Fazenda Marachelle, sua propriedade no município de Lucas do Rio Verde- MT, se destacando por produzir soja de qualidade com alto valor proteico.

 

 

Ela buscou incorporar a agricultura de precisão, tecnologia que permite estratégia de manejo para conhecer as variáveis que ocorrem durante a prática agrícola, identificando imediatamente as intervenções necessárias para otimizar a produção. Com a adesão da agricultura de precisão, Michele teve 11% de redução dos custos de operação no campo e 37% de redução de custos com análise de solo.

Leia Também:  Mulher é agredida pelo marido, na sequência ele faz a mudança da casa a deixado sem nada, no bairro Bom Jesus

 

 

Anúncio

Através do plantio direto, teve um aumento considerável da matéria orgânica e carbono do solo, trazendo mais fertilidade e estabilidade a estrutura do solo, reduzindo os custos de produção em até 25% com relação ao modelo convencional de plantio, tendo assim melhor relação benefício/custo.

 

 

Michele também é adepta a técnica de fixação biológica do nitrogênio no solo a alguns anos, obtendo um aumento no teor de proteína da soja, visto que o nitrogênio é o nutriente mais absorvido pela planta, interferindo diretamente no crescimento e qualidade proteica dos grãos. Essas técnicas também se destacam por promoverem a redução de emissão de CO2 e outros gases de efeito estufa.

 

 

Em geral, as mulheres agricultoras têm demonstrado que encontram um maior equilíbrio entre os desafios do mercado e o respeito ao meio ambiente. E Michele traz consigo o orgulho típico de todo agricultor. Para ela, a mulher na lavoura é um elemento significativo, pois a figura feminina revolucionou a atividade agrícola porque ampliou seu potencial.
A sua história é uma história que se prolonga todos os dias na vontade de transmitir tradições com novas tecnologias, mostrando que a mulher tem a capacidade de empreender com inovação e ao mesmo tempo preservar memórias sobre o quão importante é o valor da terra como bem primário.

Leia Também:  ETANOL/CEPEA: Ritmo de negócios se mantém aquecido

 

 

Ser mulher dedicada à agricultura significa ser uma mulher inovadora, intuitiva e corajosa, pronta para viver novas experiências de sinergia entre a natureza e o trabalho humano.

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA