AGRONEGÓCIO

Sema reúne mais de 240 biólogos em curso de atualização do sistema de cadastro rural

Publicado em

sema-reune-mais-de-240-biologos-em-curso-de-atualizacao-do-sistema-de-cadastro-rural

. . . . . . . . . . . . . . . 6 de August de 2024

Politica

Published

25 segundos ago

on

Com um público de 246 biólogos do Estado, a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso promoveu, nesta terça-feira (06.08), o curso de atualização sobre o Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). O objetivo foi atualizar o conhecimento dos profissionais que cadastram projetos de regularização ambiental no sistema.

A qualificação aconteceu com o público presente no auditório Arne Sucksdorff, na sede da Sema, e via Google Meet.

O biólogo Celso de Arruda, que está há mais de 25 anos no mercado, destacou que o sistema do Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital) é rápido e transparente. “Mais uma oportunidade para nós no mercado de trabalho”, disse.

Anúncio

A professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mônica Aragona, estimulou os alunos do bacharelado a participar do curso.

“A presença da aula de hoje era a participação do curso promovido pela Sema, seja presencial ou via Google Meet. Estou sempre buscando as oportunidades de mercado de trabalho. O CAR Digital vem para agregar e como uma ótima opção. A turma está no segundo semestre e com bastante tempo para entender e aprender a usar a sistema”, reforçou.


Foto: Sema-MT

A secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, abriu a programação com a apresentação entitulada ‘Oportunidades e desafios para a Regularização Ambiental em Mato Grosso – Agilidade e qualidade no processo de validação com o CAR Digital’.

Luciane fez um histórico do licenciamento ambiental desde 1995 até o CAR Digital. A adjunta reforçou que o foco do novo sistema é o combate ao desmatamento ilegal e que toda evolução é uma decisão de Governo em sintonia com o Código Florestal Brasileiro. “O técnico que atende um produtor precisa saber orientá-lo de forma correta. Por isso, entender todas as particularidades do sistema é de suma importância”, disse.

O presidente do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região, André Camilli Dias, falou sobre papel do biólogo na regularização ambiental. “Quem atua no mercado de consultoria ambiental, vem para auxiliar o produtor que precisa regularizar a situação da sua propriedade, principalmente para obter crédito e benefícios do Governo. É uma oportunidade que o mercado está oferecendo”.

Segundo André, a regularização ambiental é mais uma fatia de trabalho para o biólogo, e o CAR Digital oportuniza isso. “Vamos promover mais ações como esta e auxiliar de alguma forma a categoria estar preparada para atender com excelência”.

Aconteceu ainda a palestra sobre Geoprocessamento de Monitoramento Ambiental, explanada pela servidora da Sema, Olga Kummer. Já o servidor Gabriel Vitorelli falou sobre Transparência e qualidade da informação com o Geoportal.

Houve ainda interação com perguntas e respostas dos palestrantes e pelo superintendente de Regularização e Monitoramento Ambiental, Felipe Klein. Os participantes receberam certificado de quatro horas pela Escola de Meio Ambiente da Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão (SUEAC).

Foto: Sema-MT

Fonte: Governo MT – MT

Politica

Investigado por agredir ex-companheira e filha dela é preso pela Polícia Civil em Sorriso

Published

30 minutos ago

Anúncio

on

6 de agosto de 2024

A equipe do Núcleo da Mulher da Delegacia de Sorriso cumpriu, nesta terça-feira (06.08), a prisão de um homem de 25 anos investigado por agredir a ex-companheira e a filha dela.

Leia Também:  ‘Vitória para a sociedade’, diz Aprosoja Brasil sobre devolução da MP do Pis/Cofins

No final do mês de julho, a vítima procurou a Polícia Civil e contou que bebia com o ex-companheiro, quando ele a levou a um imóvel em construção e a agrediu com socos e um pedaço de ferro. Ela também foi ameaçada de morte.

Após as agressões iniciais, o casal voltou à residência, onde continuaram as agressões. A filha dela, de 13 anos, foi defender a mãe e também foi agredida. O suspeito a jogou no chão e ainda quebrou o celular da menor quando ela tentou pedir ajuda.

A vítima de 34 anos conseguiu pedir socorro à outra filha, que retirou a mãe da casa. No período em que a vítima estava na casa desta filha, o suspeito voltou a residência da ex, arrombou a porta e quebrou móveis dela.

“Assim que a delegacia tomou conhecimento dos fatos, todas as medidas necessárias para esclarecer o caso foram devidamente adotadas, especialmente aquelas destinadas a garantir a integridade física e psicológica das vítimas”, explicou a delegada Jéssica Assis.

Ouvida pela equipe do Núcleo de Defesa da Mulher, a vítima contou que mantinha um relacionamento com o suspeito há oito meses, período durante em que ele sempre demonstrou ciúme excessivo e foi agredida em duas ocasiões anteriores.

A primeira vez ocorreu quando ela tentou terminar o relacionamento. A vítima foi perseguida por ele nos locais em que frequentava e ameaçada de morte caso o denunciasse. As ameaças duraram por um mês, até que a vítima cedeu e reatou o relacionamento.

Com base nos depoimentos coletados, a delegada representou pela prisão preventiva do suspeito pelo crime de lesão corporal no âmbito da violência doméstica.

Anúncio

“O suspeito se revela como uma pessoa extremamente violenta e descontrolada, conforme demonstram os relatos das vítimas. Este cenário é ainda mais agravado pelo histórico de violência registrado em incidentes anteriores, corroborando a necessidade de sua prisão preventiva para garantir a ordem pública e a segurança das vítimas”, pontuou a delegada.

Histórico criminal

O investigado já responde a inquérito policial pela Delegacia de Sorriso por tentativa de homicídio. Em janeiro de 2021, ele foi preso em flagrante após a ocorrência registrada em um bar às margens da BR-163. Na ocasião, ocorria uma festa de aniversário da qual participavam os envolvidos, que eram colegas de trabalho. A vítima foi socorrida pela equipe da concessionária da rodovia e encaminhada ao Hospital Regional de Sorriso e o autor das agressões fugiu do local. Ele foi encontrado no alojamento da empresa com o canivete utilizado para atingir a vítima.

Fonte: Governo MT – MT

Politica

Polícia Civil identifica autor de dois roubos ocorridos no mesmo dia em Alto Garças

Published

1 hora ago

on

6 de agosto de 2024

Um criminoso envolvido em de dois roubos ocorridos no mesmo dia foi identificado pela Polícia Civil, durante investigações realizadas pela equipe da Delegacia de Alto Garças. A ação resultou na apreensão das roupas, uma bicicleta e um simulacro de arma de fogo utilizados pelo suspeito no dia do crime.

O suspeito, reincidente na prática de roubos, é conhecido da Polícia e havia sido colocado em liberdade recentemente. Os roubos ocorreram no dia 23 de julho, na cidade de Alto Garças, sendo o primeiro em uma loja de roupas e o segundo em uma tabacaria.

Anúncio

No primeiro caso, o suspeito chegou ao estabelecimento, se passando por cliente e pediu para ver algumas roupas. Logo em seguida, o homem tentou render a vítima, que conseguiu correr e escapar, deixando o suspeito na loja.

Leia Também:  Falta de chuva no Centro-Oeste atrasa plantio da safra de soja e gera preocupação

O segundo roubo ocorreu em uma tabacaria, ocasião em que o suspeito apontou uma arma para a vítima e subtraiu aproximadamente R$ 200 que estavam no caixa e duas carteiras de cigarro. Antes de fugir do local, o suspeito ainda disse para vítima que assaltaria um banco durante a noite.

Após os fatos, a equipe da Delegacia de Alto Garças iniciou as diligências na cidade, onde por meio de imagens e oitivas de testemunhas, foi possível identificar o autor dos roubos.

O fato foi comprovado após os policiais localizarem as vestimentas usadas no dia, a bicicleta usada como meio de condução e o simulacro utilizado para ameaçar as vítimas.

Com a identificação, o suspeito responderá em inquérito policial pelos crimes praticados. As investigações seguem em andamento para apuração de outros fatos e responsabilização do suspeito.

Fonte: Governo MT – MT

Politica

Operação Comando Itinerante intensifica policiamento na região de Guarantã do Norte

Published

2 horas ago

on

6 de agosto de 2024

Anúncio

A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou, na noite desta segunda-feira (05.08), a edição da Operação Comando Itinerante, no Comando Regional de Guarantã do Norte. A operação visa intensificar o policiamento das cidades da região e contou com o reforço de efetivo de mais de 50 militares, de diferentes unidades especializadas da instituição.

A 7ª edição da operação é direcionada para o policiamento das áreas urbanas e rodoviárias da região do 15º Comando Regional. Na primeira noite da ação, os policiais percorreram as cidades de Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo e Matupá e realizaram abordagens, buscas e checagens, além de policiamento repressivo em áreas com maiores incidências criminais.

Na primeira noite de operação, cerca de 100 pessoas foram abordadas e 63 veículos fiscalizados em barreiras montadas pela Polícia Militar. Em uma das ações, dois homens foram presos por direção perigosa e desobediência, após fugirem de uma abordagem da PM. Os militares fizeram acompanhamento pelos suspeitos, que foram detidos após causarem um acidente, em Peixoto de Azevedo.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, ressaltou que a operação chega em mais uma região do Estado mantendo o foco na garantia da sensação de segurança para a população, com ações fortes de combate à criminalidade.

“Aqui nessas cidades não é diferente, com essa operação que inicia hoje e dura pelos próximos dias, eu tenho certeza que a população vai sentir essa forte presença da Polícia Militar. Estamos cada vez mais trabalhando para a proteção dos cidadãos de bem desses municípios e de todo o Estado. O foco é a ostensividade, demonstração de força e abordagens em pontos específicos”, destacou o coronel Mendes.

O policiamento na região foi reforçado com os militares das equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e Companhia de Rondas e Ações Intensivas Ostensivas (Raio), além dos militares do Corpo Musical, que também atuaram nas abordagens e buscas.

Fonte: Governo MT – MT

Agro MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA