AGRONEGÓCIO

Suspeito de enforcar mãe e irmão de 11 anos é preso pela Polícia Militar

Publicado em

suspeito-de-enforcar-mae-e-irmao-de-11-anos-e-preso-pela-policia-militar

. . . . . . . . . . . . . . . 22 de May de 2024

Politica

Published

6 minutos ago

on

Um jovem de 18 anos foi preso na madrugada desta terça-feira (22.05) suspeito por lesão corporal e ameaça contra a própria mãe, o irmão e o padrasto, durante uma confraternização, em uma residência localizada no bairro Jardim Boa Esperança, no município de Denise (210 km de Cuiabá). As vítimas foram enforcadas e apresentavam escoriações pelo corpo.

De acordo com boletim de ocorrência, as vítimas compareceram ao Núcleo de Polícia Militar da cidade para denunciar o suspeito. A mãe do jovem relatou que viu o filho enforcando o irmão, de apenas 11 anos, e que, ao tentar intervir na situação, também foi enforcada pelo suspeito. Ela informou que as agressões são constantes.

Segundo as vítimas relataram para a polícia, a criança correu para chamar o padrasto, que estava dormindo no momento das agressões. Ao chegar no local, o homem viu o suspeito agredir a mãe, que ficou com várias lesões na região do pescoço. Ao tentar socorrer a esposa, o padrasto começou uma nova briga com o suspeito, que apresentava várias lesões pelo corpo.

Anúncio

Posteriormente, as vítimas correram para dentro do imóvel e tentaram segurar as portas e janelas para que o suspeito não entrasse. O homem destruiu o local e as vítimas conseguiram fugir. Elas sofreram diversas ameaças de morte. Após a denúncia, policiais militares se deslocaram até o endereço e flagraram o suspeito dormindo no sofá. O homem foi encaminhado à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Politica

Corpo de Bombeiros Militar realiza vistoria em restaurante após incêndio

Published

35 minutos ago

on

22 de maio de 2024

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou vistoria em um restaurante onde ocorreu um incêndio na tarde desta terça-feira (21.05), em Rondonópolis, para evitar riscos de reignição e garantir a segurança do local. A ação ocorreu após a equipe do 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM) ser acionada para atender uma ocorrência de incêndio com vítima no local, que fica na avenida central da cidade.

Ao chegar no local, a equipe do 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM) constatou que o incêndio já havia sido controlado.

De acordo com relatos, um funcionário do restaurante estava reabastecendo um fogareiro a álcool e não percebeu que havia chama, e, ao virar o galão houve uma explosão. O mesmo foi levado por terceiros para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas devido à gravidade do caso, precisou ser transferido para o Hospital Regional.

Anúncio

O tenente Bombeiro Militar Yohann Reis explicou que ao manusear álcool e produtos inflamáveis, é preciso ter muito cuidado.

“Quando em contato com o oxigênio, o álcool realiza uma queima quase completa, tornando a chama extremamente difícil de ser percebida e as pessoas só se dão conta do perigo no momento em que já se queimaram. Por esse motivo, é fundamental que todos estejam atentos ao manusear ou estar próximo a produtos à base de álcool. A melhor forma de prevenir acidentes é evitar o uso desse tipo de material inflamável sempre que possível e quando houver necessidade, fazê-lo com muita cautela, seguindo os protocolos de segurança”, destacou o tenente.

Leia Também:  CITROS/CEPEA: Com o aumento da demanda, preços continuam firmes

Politica

Secel-MT promove evento sobre incentivo a projetos culturais em parceria com Ministério da Cultura

Published

1 hora ago

on

22 de maio de 2024

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), promoverá oficinas, palestras e encontros setoriais sobre o incentivos da Lei Rouanet a projetos culturais. Direcionado ao setor cultural de Mato Grosso, o “Fórum de Incentivo à Cultura: o Agente Cultural e a Lei Rouanet” acontecerá nos dias 6 e 7 de junho, em Cuiabá.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

No primeiro dia do Fórum, a programação tem início às 9h, no Cine Teatro Cuiabá, com a abertura oficial e palestras sobre a Lei Rouanet e sobre o Programa do Trabalhador da Cultura, ministradas por representantes do MinC. Durante a manhã, ainda serão apresentados os mecanismos mato-grossenses de fomento à cultura.

A partir do período vespertino, o evento será realizado no Hotel Paiaguás, também na capital. Das 14h às 17h30, a agenda prossegue com os Encontros Setoriais, que contemplam momentos de escuta da sociedade, em espaços separados com os setores de artes cênicas e artes visuais, audiovisual, música, humanidades e patrimônio cultura. Ainda no primeiro dia, das 18h às 21h, haverá a oficina “Roteiro de Cinema”.

Anúncio

No dia 6 de junho, das 9h às 12h30, os agentes culturais participam da oficina sobre a nova instrução normativa da Lei Rouanet, publicada em fevereiro deste ano com alterações nas regras para apresentação de propostas. A oficina abordará também o Sistema de Apoio à Lei de Incentivo à Cultura (Salic), trazendo informações sobre a plataforma de inclusão e acompanhamento de projetos.

“Os agentes do setor cultural mato-grossense terão a oportunidade de dialogar com a equipe do Minc. Além de receber informações sobre o mecanismo de incentivo à cultura, poderemos compartilhar nossos desafios e ajudar a construir políticas públicas culturais que fortaleçam a cultura do Estado e do país”, destaca a secretária adjunta de Cultura da Secel, Keiko Okamura.

O Fórum de Incentivo à Cultura faz parte do programa itinerante da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). O órgão colegiado, que subsidia o Ministério da Cultura quanto às decisões no âmbito da Lei Rouanet, percorre as cinco as regiões brasileiras para estabelecer canal direto de comunicação com os agentes culturais locais. Em Cuiabá, as visitas técnicas e encontros com o setor cultural ocorrem, paralelamente ao Fórum, nos dias 5, 6 e 7 de junho.

Serviço
Fórum de Incentivo à Cultura: o Agente Cultural e a Lei Rouanet
Dias 6 e 7 de junho, em Cuiabá
Inscrições gratuitas: AQUI

Fonte: Governo MT – MT

Politica

Programa SER Família Capacita idealizado pela primeira-dama de MT completa um ano de atividades

Published

2 horas ago

on

22 de maio de 2024

Neste mês de maio, o maior programa de capacitação profissional de Mato Grosso, SER Família Capacita, comemora um ano. Projetado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e viabilizado pelo Governo de Mato Grosso em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), sob gestão da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), o programa iniciou com 50 mil vagas e cerca 14 mil alunos matriculados.

Anúncio

O investimento total no programa é de R$ 68,7 milhões, com oportunidades em diferentes áreas disponibilizadas aos 142 municípios.

Leia Também:  Exposoja quer superar negociações de 2022 que atingiram R$ 538 milhões em 4 dias

A primeira-dama do Estado destaca a importância da população procurar pelos cursos, especialmente nas áreas que estão disponíveis nas ofertas do Sistema Nacional de Emprego (Sine). “Acompanho o quadro de vagas todas as semanas e vejo várias oportunidades de emprego que precisam de profissionais capacitados, porém falta mão de obra qualificada. O SER Família Capacita atende a grande parte das atividades do mercado de trabalho”, explicou.

Outro ponto que a primeira-dama Virginia Mendes avaliou de forma positiva é o acesso oferecido à população apta a ser atendida pelo programa de capacitação.

“O novo formato de aplicação das aulas está muito mais acessível devido às parcerias com as entidades. Com as novas frentes de trabalho, estamos alcançando os assentamentos, aldeias indígenas, bairros periféricos, clínicas de reabilitação, parcerias com igrejas; enfim, temos um leque de oportunidades, pois ampliamos o alcance. Além de oferecer a capacitação o programa movimenta a economia com a contratação de profissionais e aquisição de insumos e materiais. É um ciclo completo”, pontuou Virginia Mendes.
Programa oferece curso na área de construção civil voltado para mulheres – Foto: Jana Pessôa/Unaf

Clariza Amorim, junto com outras 36 mulheres do município de Água Boa, participou do curso na área da construção civil. Ela já atuava como pintora, mas não tinha o certificado profissional.

“Estou no ramo há 10 anos, mas não tinha um certificado. Foi muito gratificante participar desse curso oferecido pelo programa SER Família Capacita. Agradeço à primeira-dama Virginia Mendes por ter criado este programa que já capacitou tantas pessoas, como eu e minhas amigas”, disse a recém-formada.
Programa também se estende a aldeias indígenas – Foto: Jana Pessôa/Unaf

A 1.065 km de Cuiabá, na região Pacarana em Rondolândia, Gabriel Zoró, membro da Associação do Povo Indígena Zoró (APIZ), concluiu o curso de assistente administrativo. “Eu gostei de todas as aulas, aprendi coisas que eu não sabia fazer. Por isso, esse curso foi importante para todos nós. Eu dou nota 10 para este curso”, avaliou.

O programa SER Família Capacita está disponível para todas as pessoas; porém, conforme os critérios estabelecidos, a preferência será dada ao público que estiver dentro dos requisitos: beneficiários do Projeto SER Família; mulheres em situação de vulnerabilidade social; profissionais empreendedores em busca de qualificação para geração de renda; jovens em busca do primeiro emprego; profissionais desempregados em busca de recolocação profissional; pessoas com deficiência; pessoas beneficiárias de políticas de inclusão social; pessoas desempregadas; comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhas); egressos do trabalho análogo ao escravo; e egressos do sistema prisional.

Para mais informações, acesse o site do programa.

Agro MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA