BRASIL

Anápolis registrou mais de 5 mil raios em 4 horas, aponta Inpe

Publicado em

Raio
Pexels
Raio

A cidade Anápolis , em Goiás , registrou cerca de 5,4 mil raios em 4 horas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esse é o maior número registrado desde 2010 no município, de acordo com o levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat). O registro foi feito no último dia 12 e divulgado somente agora.

O Elat apontou que, dentro da normalidade, o registro é de 100 raios por hora e que no mês de fevereiro, com a intensificação das tempestades, há mais raios.

O raio é uma descarga elétrica que conecta o solo e as nuvens de tempestade na atmosfera, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica. A intensidade típica de um raio é de 30 mil amperes – cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico.

A potência de um raio é alta, a sua pequena duração faz com que sua energia seja pequena, algo em torno de 300kWh. Um raio pode durar até dois segundos, mas dura, em geral, cerca de meio a um terço de segundo.

Leia Também:  Registro online de animais faz um ano em SP com 137 mil cadastros

Apesar dos registros de raios em Anápolis, não houve registro de feridos ou pessoas atingidas pelas descargas. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Nacional

Anúncio
COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA