BRASIL

Após vídeos no Planalto, Gonçalves Dias pede demissão do GSI

Publicado em

Gonçalves Dias, ministro do GSI
Governo da Bahia
Gonçalves Dias, ministro do GSI

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Gonçalves Dias, pediu o afastamento do cargo nesta quarta-feira (19) após as suspeitas de conivência com os golpistas nos ataques ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro. Dias é o primeiro ministro que cai no governo Lula.

O pedido foi entregue diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em reunião no Palácio do Planalto. A demissão ocorre após imagens de câmera de segurança que mostram Gonçalves Dias no Palácio do Planalto durante os ataques.

A decisão já era esperada nos bastidores. Petistas pressionavam Lula a tomar alguma decisão sobre o caso. Em nota, o Planalto não citou a demissão do ministro, mas disse que todos os responsáveis pelos atos de 8 de janeiro serão responsabilizados.

A queda de Gonçalves Dias acontece após a divulgação de imagens que mostram o ministro no Palácio do Planalto. Em um trecho da gravação, obtida pela CNN Brasil, é possível ver Dias orientando os responsáveis pelos atos a deixar o Planalto.

Leia Também:  Preso há quase 4 meses, ex-jogador de futebol Daniel Alves pede para prestar novo depoimento

Segundo as filmagens, às 16h29, Gonçalves Dias andava pelo terceiro andar do Palácio, na antessala do gabinete do presidente da República. Ele tenta abrir duas portas e depois entra no local.

Minutos depois, o general aparece caminhando pelo mesmo corredor com alguns dos responsáveis pelos atos. As gravações sugerem, conforme a CNN, que ele indicava a saída de emergência ao grupo.

Depois, outros integrantes do GSI também aparecem nas imagens, parecendo indicar o caminho de saída aos invasores que estavam no terceiro andar do prédio.

Anúncio

As imagens mostram, em diversos momentos, funcionários do GSI e invasores circulando pelo Planalto.

*Reportagem em atualização

Fonte: Nacional

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA